(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES AMERICANAS

OEA diz que não há 'irregularidade grave' em eleições americanas e pede fim de 'especulações'

Organização dos Estados Americanos emitiu relatório preliminar sobre a votação


06/11/2020 22:31 - atualizado 06/11/2020 23:08

Eleição americana de 2020 registrou votação recorde(foto: Scott Olson / Getty Images via AFP)
Eleição americana de 2020 registrou votação recorde (foto: Scott Olson / Getty Images via AFP)
A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as eleições nos Estados Unidos informou nesta sexta-feira (6) que não observou "diretamente nenhuma irregularidade grave" na votação, e pediu aos candidatos que evitem "especulações prejudiciais".


Em seu relatório preliminar, a missão constatou que, nos dias seguintes à votação, um candidato - a quem não fez referência - fez declarações sobre a credibilidade do processo.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou na mesma noite do fim das eleições uma "fraude". Na quinta-feira, ele alertou: "Se os votos ilegais forem contados, eles podem tentar roubar a eleição de nós".


A campanha do magnata republicano iniciou vários processos legais para impugnar os resultados nos estados da Geórgia, Nevada, Pensilvânia e Michigan.


A missão indicou que é "crítico" que "os candidatos ajam com responsabilidade, apresentando e defendendo demandas legítimas nos tribunais e não especulações infundadas na mídia".


A esse respeito, ele indicou que os observadores situados em Michigan e na Geórgia "não testemunharam nenhuma das irregularidades mencionadas".


Nesta quinta-feira, a missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) criticou o presidente Donald Trump, observando que suas "acusações infundadas" sobre deficiências sistemáticas nas eleições "prejudicam a confiança" nas instituições.


A OEA desdobrou uma pequena missão chefiada por seu secretário-geral, o uruguaio Luis Almagro, composta por 28 especialistas de 13 países.


Almagro foi fotografado na última terça-feira vestindo um colete bege com o logotipo da OEA e uma credencial pendurada no pescoço, inspecionando um posto de votação em Maryland.


Em suas conclusões, a missão destacou que à medida que o processo eleitoral avança, todos os votos válidos devem ser apurados se tiverem sido recebidos dentro do prazo legal e regulatório dos respectivos estados. "A missão da OEA pede aos partidos, candidatos e cidadãos que permitam que a democracia prevaleça e o restante do processo eleitoral flua dentro da lei."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)