(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estátua vandalizada de Luis XVI é removida de cidade do Kentucky


04/09/2020 17:25

Uma estátua vandalizada de Luís XVI, o último rei do Antigo Regime da França, foi removida da maior cidade do Kentucky, vítima colateral das tensões raciais que estão abalando os Estados Unidos.

O monumento de 9 toneladas e seu pedestal gravado com a inscrição "Rei da França" foram erguidos na quinta-feira e mantidos fora da vista dos residentes de Louisville, que leva o nome precisamente de Luís XVI.

"Dado o nível de deterioração da estátua, as autoridades estão preocupadas com o risco de danos adicionais que podem causar ferimentos ao público", disse o prefeito de Louisville, Greg Fischer, em um comunicado.

A tensão aumentou em Louisville desde que a polícia matou Breonna Taylor, uma afro-americana de 26 anos, em 13 de março, depois de derrubar a porta de seu apartamento.

Feita pelo escultor Achille Valois na década de 1820, a estátua foi doada em 1967 a Louisville pela cidade francesa de Montpellier.

A estátua do rei guilhotinado em 1793, esculpida em um bloco de mármore de Carrara, sofreu grandes danos nos últimos meses.

Um manifestante amputou grande parte do braço direito da efígie no final de maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)