(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia faz novas manobras militares no Mediterrâneo Oriental


29/08/2020 11:19

A Turquia iniciou, neste sábado (29), novos exercícios militares no Mediterrâneo Oriental, os quais devem durar duas semanas, em meio à escalada de tensão entre Ancara e Atenas em uma zona marítima rica em hidrocarbonetos.

Em uma nota de informação marítima (Navtex) publicada na noite de sexta-feira, a Marinha turca informou que fará "exercícios de tiro" de 29 de agosto a 11 de setembro, em uma área ao largo da costa da cidade de Anamur (sul Turquia), ao norte da ilha do Chipre.

Na quinta-feira (27), Ancara já havia anunciado que os exercícios de tiro aconteceriam na terça e na quarta-feiras em um setor mais ao leste.

Essas manobras militares ocorrem em meio à espiral de tensão no Mediterrâneo Oriental, onde a descoberta de reservas significativas de gás nos últimos anos reacendeu uma disputa territorial entre a Turquia, por um lado, e Grécia e Chipre, por outro.

Esta semana, Ancara e Atenas fizeram manobras rivais que preocuparam os países europeus.

Na sexta-feira, o Ministério da Defesa da Turquia alegou que caças de Ancara interceptaram seis aeronaves gregas que se aproximavam de uma área onde um navio de pesquisa turco se encontra estacionado, forçando-os a recuar.

Foi esse navio de prospecção implantado em águas reivindicadas pela Grécia, em 10 de agosto, que deflagrou a escalada entre os países vizinhos.

Também ontem, a União Europeia ameaçou aplicar novas sanções à Turquia, se não houver progresso no diálogo entre Ancara e Atenas.

"O fato de a UE exigir o diálogo, por um lado, e preparar outros planos, por outro, reflete uma falta de sinceridade", reagiu o vice-presidente turco, Fuat Oktay, neste sábado.

"Nós controlamos a linguagem diplomática, mas a Turquia não hesitará em fazer o que for necessário para defender seus interesses", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)