(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REGIÃO PORTUÁRIA

Forte explosão atinge Beirute, capital do Líbano, e causa destruição

Vídeos compartilhados em redes sociais mostram impressionante momento da explosão no porto de Beirute; autoridades confirmaram pelo menos 70 mortes e mais de 3.700 pessoas feridas


04/08/2020 12:51 - atualizado 04/08/2020 18:38

Fumaça podia ser vista antes da grande explosão na região portuária de Beirute(foto: Anwar Amro/AFP)
Fumaça podia ser vista antes da grande explosão na região portuária de Beirute (foto: Anwar Amro/AFP)
Duas fortes explosões sacudiram, nesta terça-feira (4), a região portuária de Beirute, capital do Líbano, fazendo dezenas de feridos, segundo uma fonte da segurança e correspondentes da AFP no local.


As explosões, que ocorreram na área portuária e cuja origem ainda não foi determinada, foram ouvidas em vários bairros da cidade.

Autoridades locais confirmam cerca de 70 mortes e mais de 3.700 pessoas feridas.

 

Por sua parte, Georges Kettaneh, presidente da Cruz Vermelha Libanesa, se referiu a "centenas de feridos" em um comunicado na televisão libanesa LBC. "Estamos sobrecarregados pelos telefonemas", disse ele.

 

O governo decretou um dia de luto nacional na quarta-feira, enquanto o presidente convocou uma reunião de emergência do Conselho Superior de Defesa.


Janelas de muitos prédios e vitrines de lojas quebraram nos arredores. Nuvens de fumaça laranja podiam ser vistas no céu da capital.


A área portuária foi isolada pelas forças de segurança, que só permitem a passagem de agentes da defesa civil, o balé de ambulâncias com suas sirenes e caminhões de bombeiros.

Ver galeria . 21 Fotos Explosões causaram destruição e deixaram feridos em região portuária de BeiruteSTR/AFP
Explosões causaram destruição e deixaram feridos em região portuária de Beirute (foto: STR/AFP )

Os jornalistas foram proibidos de acessar a zona, segundo um correspondente da AFP.


Nas proximidades do distrito portuário, os danos e a destruição são enormes.


A mídia local transmitiu imagens de pessoas presas em escombros, algumas cobertas de sangue.


Segundo informações preliminares da imprensa local, as explosões resultaram de um incidente no porto de Beirute.


Mas as circunstâncias e os detalhes do incidente permanecem desconhecidos.


"Os prédios estão tremendo", tuitou um morador da cidade, dizendo que "todas as janelas do (seu) apartamento explodiram".


Segundo um outro, a explosão foi ouvida por quilômetros. "Senti como se fosse um terremoto e depois uma enorme explosão que quebrou todos os vidros. Senti que foi mais forte do que a explosão do assassinato de Rafic Hariri" em 2005, provocada por uma caminhonete carregada de explosivos, declarou à AFP uma libanesa no centro de Beirute.


De acordo com os correspondentes da AFP, muitos residentes feridos andam nas ruas em direção a hospitais. No bairro de Achrafieh, os feridos correm para o Hôtel Dieu.


Em frente ao centro médico de Clémenceau, dezenas de feridos, incluindo crianças, às vezes cobertas de sangue, esperavam para serem admitidos, segundo um correspondente da AFP.


Quase todas as vitrines das lojas dos bairros de Hamra, Badaro e Hazmieh estavam quebradas, assim como os vidros dos carros. Diversos veículos foram abandonados nas ruas com os airbags inflados.


O Líbano atravessa sua pior crise econômica em décadas, marcada por depreciação monetária sem precedentes, hiperinflação, demissões em massa e restrições bancárias drásticas, que alimentam há vários meses o descontentamento social.


Há uma semana, após meses de relativa calma, Israel disse que frustrou um ataque "terrorista" e abriu fogo contra homens que cruzaram a "Linha Azul" entre o Líbano e Israel.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, atribuiu a infiltração ao Hezbollah, um movimento armado pró-iraniano muito influente no sul do Líbano e que o Estado judeu considera como seu inimigo.


Acusado de "brincar com fogo", o Hezbollah negou qualquer envolvimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)