(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CENÁRIO DE GUERRA

Ouvida a mais de 200km, explosão em Beirute causou pelo menos 73 mortes

Autoridades locais confirmaram pelo menos 73 mortes e cerca de 3.700 feridos, mas ainda não sabem precisar números. Testemunhas relatam que foi possível ouvir as explosões até em países vizinhos


04/08/2020 15:40 - atualizado 04/08/2020 18:37

Autoridades locais confirmaram a morte de mais de 70 pessoas e de cerca de 3.700 feridos(foto: IBRAHIM AMRO / AFP)
Autoridades locais confirmaram a morte de mais de 70 pessoas e de cerca de 3.700 feridos (foto: IBRAHIM AMRO / AFP)
As duas fortes explosões sucessivas que atingiram Beirute, no Líbano, nesta terça-feira (4/8), foram sentidas até em países vizinhos. Segundo testemunhas, as explosões puderam ser ouvidas na cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200km da costa libanesa.

As explosões, que ocorreram na área portuária, deixaram ao menos 73 mortos e cerca de 3.700 feridos, de acordo com informações do Ministério da Saúde libanes.

Segundo a pasta, este balanço é provisório, de acordo com o diretor-geral do ministério, Fadi Sanan. Mais cedo, o ministro da Saúde, Hamad Hassan, havia dito que os hospitais da capital libanesa estavam lotados com o fluxo de feridos.


Por sua parte, Georges Kettaneh, presidente da Cruz Vermelha Libanesa, se referiu a "centenas de feridos" em um comunicado na televisão libanesa LBC. "Estamos sobrecarregados pelos telefonemas", disse ele.

O governo decretou um dia de luto nacional na quarta-feira, enquanto o presidente convocou uma reunião de emergência do Conselho Superior de Defesa.
 
Uma autoridade de segurança local disse que as explosões podem estar ligadas a "materiais explosivos" confiscados e armazenados em um armazém "por anos".
 
 
Impactos 

Janelas e vitrines de muitos prédios e lojas quebraram nos arredores. Vídeos postados nas redes sociais mostram uma primeira explosão seguida de uma outra que provoca uma gigantes nuvem de fumaça.

Ver galeria . 21 Fotos Explosões causaram destruição e deixaram feridos em região portuária de BeiruteSTR/AFP
Explosões causaram destruição e deixaram feridos em região portuária de Beirute (foto: STR/AFP )
A área portuária foi isolada pelas forças de segurança, que só permitem a passagem de agentes da defesa civil, o balé de ambulâncias com suas sirenes e caminhões de bombeiros.

Os jornalistas foram proibidos de acessar a zona, segundo um correspondente da Agência France-Presse (AFP). 

Explosão devastou região portuária em Beirute, capital do Líbano(foto: STR/AFP)
Explosão devastou região portuária em Beirute, capital do Líbano (foto: STR/AFP)
Nas proximidades do distrito portuário, os danos e a destruição são enormes.

A mídia local transmitiu imagens de pessoas presas em escombros, algumas cobertas de sangue.

Segundo informações preliminares da imprensa local, as explosões resultaram de um incidente no porto de Beirute.

Mas as circunstâncias e os detalhes do incidente permanecem desconhecidos.

"Os prédios estão tremendo", tuitou um morador da cidade, dizendo que "todas as janelas do (seu) apartamento explodiram". 

De acordo com os correspondentes da AFP, muitos residentes feridos andam nas ruas em direção a hospitais. No bairro de Achrafieh, os feridos correm para o Hôtel Dieu. Em frente ao centro médico de Clémenceau, dezenas de feridos, incluindo crianças, às vezes cobertas de sangue, esperavam para serem admitidos. 

Quase todas as vitrines das lojas dos bairros de Hamra, Badaro e Hazmieh estavam quebradas, assim como os vidros dos carros. Muitos veículos, aliás, foram abandonados nas ruas com os airbags inflados. (Com informações da AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)