(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MODO DE SEGURANÇA

Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos

Agência diz que espaçonave entrou em 'modo de segurança' e desligou sistemas até receber novos comandos


30/07/2020 16:07 - atualizado 30/07/2020 17:06

Controladores da Nasa analisam primeira telemetria enviada pela nave; agência afirma que está 'tudo ok'(foto: Gregg Newton/AFP)
Controladores da Nasa analisam primeira telemetria enviada pela nave; agência afirma que está 'tudo ok' (foto: Gregg Newton/AFP)
A nave Mars 2020, que transporta um novo veículo da Nasa enviado para explorar Marte, sofreu problemas técnicos e opera agora apenas seus sistemas essenciais, informou a agência espacial dos Estados Unidos nesta quinta-feira.


"Os dados indicam que a espaçonave entrou em um estado conhecido como modo de segurança, provavelmente porque parte da espaçonave estava um pouco mais fria do que o esperado enquanto (...) se encontrava na sombra da Terra", informou a Nasa, acrescentando que a missão avalia o estado do artefato.


Quando uma nave entra no modo de segurança, ela desliga todos os sistemas, exceto os essenciais, até receber novos comandos do controle da missão.


Matt Wallace, vice-gerente de projetos da missão, disse que o fato de a sonda ter entrado no modo de segurança não é muito preocupante.


"Está perfeitamente bem, a espaçonave está feliz lá", disse.


A sonda deixou a sombra da Terra e as temperaturas agora estão normais.


"No momento, a missão Mars 2020 está concluindo uma avaliação da saúde completa da sonda e trabalha para devolvê-la a uma configuração nominal para sua jornada a Marte", acrescentou a Nasa.


A sonda também sofreu um atraso no estabelecimento de seu vínculo de comunicação com o Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia (oeste dos EUA), seu controle de missão.


O Mars 2020 enviou seu primeiro sinal para os controladores de solo às 09h15 (10h15 em Brasília), mas foi apenas às 11h30 (12h30 em Brasília) que estabeleceu a telemetria - dados mais detalhados sobre a espaçonave.


"A equipe está trabalhando com essa telemetria. Vão verificar o restante da assistência médica da espaçonave. Até agora, tudo o que vi está bom, então saberemos mais em um momento", disse Wallace.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)