(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AO PLANETA VERMELHO

Nasa lança foguete com robô rumo a Marte

Perseverance está projetado para descobrir vestígios de vida antiga no planeta vermelho


30/07/2020 09:19 - atualizado 30/07/2020 10:39

(foto: Gregg Newton / AFP)
A Nasa lançou nesta quinta-feira o robô explorador Perseverance com destino a Marte, projetado para descobrir vestígios de vida antiga no planeta vermelho.

Um foguete Atlas V da United Launch Alliance decolou, de acordo com previsto, às 7H50 (8H50 de Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida, para uma viagem de quase sete meses.

Em 11 de maio de 1990, o presidente americano, George W. Bush, anunciava a próxima fronteira da exploração espacial: levar um ser humano a Marte antes de 20 de julho de 2019, nos 50 anos do primeiro passo na Lua.

A este compromisso se seguiram promessas similares de três de seus sucessores (Bush filho, Barack Obama e Donald Trump), que não se traduziram em nenhum programa concreto, o que ilustra o paradoxo da conquista humana do planeta vermelho: promete-se porque é possível, mas o projeto sempre fica em segundo plano, atrás dos robôs, menos caros e com menos riscos.

"Tive que assistir a 10.000 apresentações sobre como enviar humanos a Marte", disse à AFP o ex-funcionário da Nasa G. Scott Hubbard, em Stanford.

"Mas ninguém desde Kennedy pôde dispor das quantias necessárias". Os especialistas concordam em que os principais desafios tecnológicos e sanitários para esta missão, que duraria dois ou três anos, foram quase todos resolvidos.

Para o lançamento exige-se um foguete muito potente, que a Nasa está apta a construir desde a década de 1960.

(foto: RED HUBER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)