(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerca de 200 historiadores denunciam o manual de história para teste de cidadania britânica


22/07/2020 11:55

Cerca de 200 historiadores exigem que as perguntas sobre história britânica sejam eliminadas temporariamente dos testes de cidadania, pois o manual usado para preparar as provas contém erros sobre a descolonização e a escravidão.

Para tornar-se um cidadão britânico, os estrangeiros devem fazer um teste que contém 24 perguntas sobre tradições e costumes do país.

O manual para preparar esta prova, especialmente os capítulos históricos, provocaram a indignação de muitos pesquisadores.

"O manual oficial divulgado pelo Ministério do Interior é fundamentalmente enganoso e, em alguns casos, manifestamente errado", denunciam 181 historiadores, que solicitam em uma carta aberta a suspensão da parte de "História" do teste, até que este capítulo do manual seja "reescrito e corrigido".

O movimento Black Lives Matter (BLM) desencadeou um debate intenso sobre o modo como o Reino Unido lida com seu passado colonialista.

Os assinantes desta carta aberta, especialistas em história britânica, denunciam um manual tendencioso como um todo, "repleto de datas e números, mas sem fornecer o número de escravos que foram transportados em navios britânicos, cerca de 3 milhões".

Segundo os historiadores, o texto "recente" aborda a abolição da escravidão "como se fosse uma conquista britânica, na qual os escravos não desempenharam nenhum papel".

Ele também ignora "os levantes e movimentos de independência" e promove "a ideia enganosa" de que houve uma "transição ordenada entre o Império colonial e a Commonwealth", enquanto a descolonização "foi frequentemente um processo violento", enfatizam os historiadores, que citam a Índia e o Quênia como exemplos.

"Para os candidatos (à cidadania) vindos de ex-colônias que conheceram a violência imperial, esse relato é ofensivo", de acordo com os signatários, que incluem dois ex-presidentes da Sociedade da História Britânica e onze membros da renomada British Academy.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)