(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: enquanto pesquisas sobre a eficácia de corticoide avançam, novo surto na China preocupa

Enquanto Pequim marca um aumento no número de casos, o ensaio clínico britânico Recovery descobriu um medicamento que reduziu em um terço a mortalidade de pacientes gravemente afetados pelo vírus


postado em 16/06/2020 17:37 / atualizado em 16/06/2020 18:56

Alguns países da Europa já estão voltando a
Alguns países da Europa já estão voltando a "normalidade" enquanto os casos de COVID-19 aumentam na América (foto: Reprodução Pixabay)
 

Pesquisadores britânicos anunciaram nesta terça-feira (16) "um avanço" no tratamento de pacientes de COVID-19, enquanto a China enfrenta um surto em Pequim.


A situação epidêmica na capital chinesa é "extremamente grave", afirmaram as autoridades municipais, que informaram 27 novos contágios que se somam a outros 100 detectados nos últimos dias.


A pandemia segue se propagando na América Latina e a Europa retorna com prudência a uma relativa normalidade.


O novo coronavírus matou mais de 436.000 pessoas no mundo e infectou mais de oito milhões desde que surgiu em dezembro.


Os responsáveis pelo ensaio clínico britânico Recovery descobriram que um medicamento da família dos esteroides, a dexametasona, reduziu em um terço a mortalidade de pacientes gravemente afetados pela COVID-19.


Após o anúncio, o governo do Reino Unido indicou que começará imediatamente a fornecer este esteroide.


"A dexametasona é a primeira droga a mostrar uma melhora na sobrevida", disseram os responsáveis pelo ensaio.


É um esteroide frequentemente prescrito para tratar reações alérgicas, asma e artrite reumatoide devido ao seu poderoso efeito anti-inflamatório.


"A dexametasona é barata, já está no mercado e pode ser usada imediatamente para salvar vidas", disse um dos responsáveis pelo Recovery, Dr. Peter Horby, da Universidade de Oxford.


Surto em Pequim


A China, que havia controlado amplamente a epidemia, teme uma nova onda de contágios. Nos últimos cinco dias, houve mais de 100 pessoas infectadas em Pequim.


A situação da epidemia na capital chinesa é "extremamente grave", alertaram as autoridades.


Para conter o surto na capital de 21 milhões de habitantes, a prefeitura pediu aos cidadãos, nesta terça-feira, que evitem viagens "não essenciais" e aqueles que vivem em áreas de "alto ou médio risco" de infecção foram totalmente proibidos de sair da cidade.


Eles também anunciaram o fechamento de todas as escolas, faculdades e universidades, a maioria já reaberta.


A Organização Mundial da Saúde observa a China com cuidado e falou em enviar especialistas diante do temor de uma segunda onda epidêmica.


Estado de exceção no Chile


Enquanto isso, a doença avança em outras regiões densamente povoadas.


A América Latina, onde a epidemia avança com força, registra 81.287 mortes e mais de 1,6 milhão de contágios. O Brasil é o país mais afetado da região, com quase 44.000 mortes e mais de 888.000 contágios confirmados.


No Peru, com mais de 6.800 mortes, o novo coronavírus provocou uma queda histórica de 40,49% em ritmo anual do PIB em abril, anunciou o governo.


No Chile, o "estado de exceção constitucional para catástrofes" foi estendido por três meses para tentar conter a epidemia, enquanto o Equador prolongou o estado de emergência por 60 dias, até 13 de agosto.


Os Estados Unidos, o país com mais mortos por COVID-19 do mundo, com mais de 116.000 óbitos e 2,1 milhões de contágios, decidiram prorrogar o fechamento de suas fronteiras com o Canadá e o México até 21 de julho, estendendo as restrições de viagem pela terceira vez devido à pandemia.


Reabertura do turismo


Na Europa, países como Alemanha, França, Bélgica e Grécia suspenderam na segunda-feira as restrições de circulação para viajantes dentro da União Europeia por considerar que a pandemia está sob controle.


A Grécia, cuja economia é amplamente baseada no turismo, já convida viajantes de regiões fora da União Europeia a visitarem suas ilhas.


A Espanha espera até 21 de junho para abrir suas fronteiras com os países da UE, exceto Portugal. Mas desde segunda-feira, recebe os primeiros turistas alemães em meses na ilha das Baleares, em um projeto piloto.


A Arábia Saudita se encontra diante de uma decisão crucial a algumas semanas da grande peregrinação a Meca planejada para o final de julho: limitar o número de peregrinos ou cancelar o hajj. Devido à superlotação, o evento pode se tornar um enorme vetor de contágios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)