(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NEGÓCIOS

Lucro do 'Banco do Vaticano' cresce mais de 100% em 2019

Instituição esteve envolvida em escândalos de lavagem de dinheiro e irregularidades financeiras, e foi acusada de atuar sem autorização na Itália por 40 anos


postado em 08/06/2020 10:50

"Banco" localizado no Vaticano já foi alvo de denúncias de má gestão de recursos (foto: Andreas SOLARO / AFP)

O lucro líquido do Instituto para as Obras da Religião (IOR), também conhecido como Banco do Vaticano, mais do que dobrou em 2019, chegando a 38 milhões de euros.
 
 
O balanço de 2019 foi auditado pelo grupo francês de contabilidade e consultoria Mazars. "Em 2019, o Instituto continuou, com rigor e prudência, a fornecer serviços financeiros ao Estado da Cidade do Vaticano e à Igreja Católica em todo o mundo", diz uma nota do IOR.
   
A instituição esteve envolvida nos últimos anos em escândalos de lavagem de dinheiro e irregularidades financeiras, e o Ministério Público de Roma chegou a acusá-la de atuar sem autorização na Itália por 40 anos.
  
Segundo o MP, o instituto funcionava como um "banco comum", sendo que seu estatuto se limita às "obras de religião". Desde que virou papa, Francisco vem promovendo uma série de reformas na instituição, incluindo a troca de todo o seu comando. (ANSA)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)