(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Elon Musk ameaça mudar sede da Tesla por causa de quarentena

Maior fabricante de carros elétricos do mundo desafia autoridades da Califórnia, que está em isolamento devido ao avanço do coronavírus


postado em 09/05/2020 16:58 / atualizado em 09/05/2020 18:09

(foto: Phillib Pacheco/AFP)
(foto: Phillib Pacheco/AFP)

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que está pronto para mudar a sede da montadora de carros elétricos da Califórnia (EUA) e que vai brigar nos tribunais para reabrir sua fábrica. Na sexta-feira (08/05), autoridades locais disseram que a fábrica não poderia reabrir por causa dos esforços para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Outras partes da Califórnia estão retomando gradualmente as atividades depois que medidas de restrição fecharam negócios não essenciais em março. A fábrica da Tesla, porém, está localizada em Fremont, perto de São Francisco, onde as autoridades estão adotando uma abordagem mais rigorosa para combater o surto de COVID-19.

"A Tesla está entrando com uma ação contra o condado de Alameda imediatamente", disse Musk no Twitter neste sábado. "O chefe interino de Saúde não eleito e ignorante de Alameda está agindo contrariamente ao governador, ao presidente, às nossas liberdades constitucionais e ao bom senso."



O departamento de saúde do condado não respondeu imediatamente a um pedido para comentar o assunto.

Retomada de produção
A Tesla tentou inicialmente permanecer aberta em março, mas acabou interrompendo a produção no dia 23 daquele mês. A companhia esperava retomar a produção em 4 de maio, um dia após a data prevista para o relaxamento das restrições, mas as medidas foram prorrogadas na semana passada até o fim de maio.

Depois que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse na quinta-feira que o estado começaria a reabrir algumas empresas, Musk aplaudiu a notícia no Twitter e enviou um memorando a seus funcionários dizendo que a fábrica iria retomar as operações na sexta-feira. Horas depois, no entanto, o Departamento de Saúde Pública da Alameda disse que a Tesla havia sido informada de que ainda não poderia reabrir.



"Francamente, essa é a gota d'água", disse Musk no Twitter. "A Tesla agora mudará sua sede e futuros programas para o Texas/Nevada imediatamente. "A manutenção das atividades em Fremont vai depender de como a Tesla será tratada no futuro. A Tesla é a última montadora que resta na Califórnia."

Musk disse em março que a companhia estava procurando um local para uma nova fábrica nos EUA. "Os incentivos desempenham um papel, mas também os custos de logística, acesso a uma grande força de trabalho com uma ampla gama de talentos e qualidade de vida", disse na época ao Wall Street Journal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)