(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Médicos franceses propõem uso da Inteligência Artificial para driblar coronavírus

Ideia é, por meio de aplicativos, aprimorar as previsões sobre os rumos da doença


postado em 05/04/2020 09:31 / atualizado em 05/04/2020 09:47

Para conter pandemia, França adotou medidas de isolamento social.(foto: Ludovic Marin/AFP)
Para conter pandemia, França adotou medidas de isolamento social. (foto: Ludovic Marin/AFP)
Um grupo de médicos propõe recorrer à Inteligência Artificial para sair do período de confinamento na França, sem correr o risco de reativar a epidemia da COVID-19. As informações fazem parte de um artigo publicado no semanário Journal du Dimanche (JDD). Segundo os signatários, existem vários cenários de saída do confinamento.


Para eles, a estratégia que consiste em suspender a quarentena para toda população exporia ao vírus os que ainda não ficaram doentes, correndo o risco de deflagrar uma "segunda onda da pandemia".


Outra estratégia se baseia em controlar a população, por meio de aplicativos móveis, como se faz em países asiáticos, para confinar os doentes e os que tiveram contato com eles. Na visão destes médicos, este modelo não se ajusta à França, podendo sofrer resistência da população.


Eles defendem o uso da Inteligência Artificial, por intermédio de uma iniciativa chamada CovidIA, que "aplicaria modelos de Inteligência Artificial baseados em hipóteses iniciais sobre a doença" e resultados de testes, combinados com "dados de geolocalização contida em telefones celulares, de forma controlada, anônima". Eles argumentam que este método pode levar a "previsões cada vez mais confiáveis".


Neste contexto, pedem "às autoridades que, de forma temporária e controlada, os dados de saúde e certos dados das operadoras de telefonia móvel estejam disponíveis, de forma anônima e criptografada", assim como controlada pelos órgãos competentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)