(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro cancela participação no Fórum de Davos


postado em 08/01/2020 21:25

O presidente Jair Bolsonaro cancelou sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, entre 21 e 24 de janeiro, após analisar aspectos "econômicos, políticos e de segurança".

"O presidente e a equipe de assessores analisam uma série de aspectos. Aspectos econômicos, aspectos de segurança, aspectos políticos. E o somatório desses aspectos, quando levados para apreciação do presidente, lhe permitiu avaliar que não seria o caso, nesse momento, de participar desse fórum", disse o porta-voz da presidência, Otavio Rego Barros, nesta quarta-feira, em Brasília.

O porta-voz descartou que o cancelamento esteja relacionado à escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã, após a morte no Iraque do poderoso general iraniano Qassem Soleimani em um ataque ordenado pelo presidente americano, Donald Trump.

"Não há neste momento qualquer ligação com o fato ocorrido há pouco envolvendo o Irã, Iraque e Estados Unidos também", declarou.

Bolsonaro já havia antecipado, na segunda-feira, a possibilidade de não participar da tradicional reunião da elite econômica e política mundial por "uma questão de segurança". O Brasil será representado por outra autoridade, ainda não definida.

A primeira viagem oficial de Bolsonaro após assumir a presidência, em 1º de janeiro de 2019, foi justamente a Davos, onde surgiu com um dos principais destaques e apresentou "um Brasil diferente".

Na mesma coletiva, Rego Barros confirmou que o presidente realizará uma visita oficial no fim do mês à Índia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)