(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Austrália vive pior temporada de incêndios florestais; veja fotos

Após seis meses de seca e temperaturas recorde, queimadas já atingiram 8 milhões de hectares, deixaram 25 mortos e destruíram milhares de prédios. Cidades ficaram sem eletricidade e telefonia móvel


postado em 06/01/2020 15:13 / atualizado em 06/01/2020 15:48

(foto: SAEED KHAN / AFP)
(foto: SAEED KHAN / AFP)
A Austrália vive a pior temporada de incêndios florestais da história do país. Após seis meses de seca e temperaturas recorde, as queimadas já atingiram 8 milhões de hectares de terra, destruíram milhares de prédios e deixaram cidades sem eletricidade e cobertura de telefonia móvel. Até a manhã desta segunda-feira, 25 mortes foram confirmadas. 

Ver galeria . 18 Fotos PETER PARKS / AFP
(foto: PETER PARKS / AFP )

Esse fenômeno, considerado natural, é causado pela combinação de temperaturas superiores a 40ºC  e uma quantidade insuficiente de chuva que deixam a vegetação extremamente seca. Os ventos fortes típicos desta época do ano agravam a situação espalhando as chamas por vários quilômetros. 

As queimadas ocorrem todos os anos na Austrália, entre o final da primavera, em novembro, e o início do verão, em dezembro. Porém, em 2019, os incêndios começaram antes do previsto e estão sendo bem mais violentos. Isso ocorreu por conta das altas temperaturas que ultrapassaram os 44ºC.

Segundo os bombeiros australianos, o pior ainda está por vir. Shane Fitzsimmons, do Serviço de Bombeiros Rurais de New South Wales, estado na costa leste da Austrália, informou que condições "voláteis" poderiam intensificar os incêndios.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, advertiu que os incêndios podem continuar ardendo por meses. Na semana passada, ele visitou as principais de área de incêndio e foi recebido com hostilidade pelos moradores que pediram a retirada dele do governo.

Em resposta aos ataques, Morrison disse à rede de TV ABC que entende a insatisfação da população. “Eles perderam tudo e ainda têm que enfrentar dias perigosos pela frente. Meu trabalho é garantir que estamos fazendo tudo para que passem por isso com o apoio do Estado”, afirmou.
 
De acordo com as autoridades australianas, foi liberado nesta manhã o uso de algumas estradas após a melhora das condições climáticas. Assim, o corpo de bombeiros poderá resgatar pessoas ilhadas em áreas de risco. Apesar disto, o enorme fluxo de fumaça desacelerou o resgate e centenas de pessoas ainda esperam pela ajuda dos bombeiros.

A Universidade de Sydney afirma que cerca de meio bilhão de animais foram mortos nos incêndios. A estimativa é de que quase 8 mil coalas foram queimados na costa norte do país. 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)