(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio em zoológico por lanternas de Ano Novo mata macacos na Alemanha

Bombeiros conseguiram impedir que fogo propagasse para outras partes do parque, mas prejuízo chega a milhões de euros


postado em 01/01/2020 12:31 / atualizado em 01/01/2020 13:02

(foto: Christoph Reichwein / dpa / AFP)
(foto: Christoph Reichwein / dpa / AFP)

Um incêndio em um zoológico na Alemanha provocado por lanternas iluminadas e que causou a morte de dezenas de macacos, trouxe à tona novamente o debate sobre a paixão dos alemães por fogos de artifício e aparatos pirotécnicos na noite de Ano Novo.


Os macacos do zoológico de Krefeld, na Alemanha, morreram quando a tocal deles pegou fogo na noite de terça, informou a direção do parque de Westfalia do Norte.


"Nossos piores temores se confirmaram", afirmou o zoo em sua página no Facebook.


Pelo menos 30 macacos morreram, informou a polícia local.


Pouco depois da meia-noite, um incêndio destruiu o recinto dos primatas, onde se encontravam, entre outros, orangotangos, sanguis e chimpanzés.


Os bombeiros conseguiram impedir que o fogo se propagasse para outras partes do parque. Os prejuízos sofridos alcançam milhões de euros.


Segundo as investigações preliminares, o incêndio teria sido provocado por lanternas chinesas - proibidas na região desde 2009. Três desses artefatos, com algumas mensagens escritas, foram encontrados nos escombros da jaula dos macacos.


Os policiais, que investigam "um incêndio criminoso por negligência", esperam determinar sua procedência analisando as condições atmosféricas e de vento.


A associação alemã de proteção aos animais rapidamente pediu a proibição dos fogos de artifício nas imediações de zoológicos, fazendas e canis.


Os alemães são apaixonados por lançar fogos de artifício e rojões na noite de Ano Novo, frequentemente importados da Polônia.


Esses artefatos pirotécnicos provocam ferimentos graves e até mortes anualmente. Só em Berlim, os serviços de emergência somaram nesta quarta 22 ferimentos nas mãos - e alguns levaram a amputações.


O zoológico ficará fechado nesta quarta, já que os funcionários estão comovidos com a tragédia, segundo a direção do parque.



 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)