(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navio grego suspeito do óleo no Nordeste entregará documentos

Empresa proprietária do navio negou responsabilidade na catástrofe e considerou que não há evidências de vazamento


postado em 07/11/2019 10:54 / atualizado em 07/11/2019 12:56

(foto: Luiz Reis/Divulgação )
(foto: Luiz Reis/Divulgação )

O petroleiro grego "Bouboulina", principal suspeito segundo as autoridades do gigantesco derramamento de petróleo no litoral brasileiro, declarou-se disposto a apresentar os documentos sobre os detalhes de sua navegação no final de julho.


De acordo com a empresa Delta Tankers, proprietária do Bouboulina, uma carta das autoridades brasileiras enviada ao Ministério da Marinha Mercante da Grécia pede que quatro empresas marítimas gregas - incluindo a Delta Tankers - forneçam documentos que contribuam para a investigação realizada sobre o enorme vazamento de óleo.


Também proprietárias de navios petroleiros que navegaram durante esse período na costa brasileira, s outras empresas gregas afetadas são: Marani, dos navios "Maran Apollo" e "Maran Libra"; Euromav, proprietária do "Cap Pembroke", e Minerva, dona do "Minerva Alexandra".


O prazo para entregar os documentos ao Ministério grego antes de serem enviados ao Brasil é 13 de novembro, afirma uma fonte próxima ao processo.


A origem da mancha, que surgiu no final de julho e poluiu mais de 2.000 quilômetros do litoral nordestino brasileiro, permanece um mistério.


Em 1º de novembro, porém, as autoridades brasileiras disseram ter identificado o "Bouboulina" como o principal suspeito do desastre ecológico, graças a imagens de satélite.


A Delta Tankers negou "qualquer responsabilidade" na catástrofe ambiental e considerou que não havia evidências de vazamento no navio-tanque, que partiu da Venezuela em 19 de julho antes de chegar diretamente a seu destino, o porto malaio de Melaka, em 4 de setembro.


Uma investigação completa realizada pelos petroleiros da Delta, com "câmeras, dados e gravações", mostra que "não há evidências de vazamento, transferência de navio para navio, derramamento, perda (de carga), ou atraso de Bouboulina", afirmou a Delta Tankers.


Segundo o Ministério Público brasileiro, os danos da mancha de óleo são de "proporções imensuráveis" e atingiram "estuários e manguezais em todo Nordeste brasileiro".


Até 29 de outubro, as manchas apareceram em 264 locais em nove estados.


Milhares de voluntários se mobilizaram para limpar as praias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)