(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fogo avança na Amazônia, apesar da mobilização de soldados e aviões

Brasil registrou aumento de 78% de incêndios em relação ao ano passado e 52% estão localizados na região amazônica


postado em 26/08/2019 14:43 / atualizado em 26/08/2019 15:38

Mais da metade (52,6%) dos 80 mil incêndios no Brasil em 2019 foram registrados na região amazônica(foto: Carl de Souza/AFP)
Mais da metade (52,6%) dos 80 mil incêndios no Brasil em 2019 foram registrados na região amazônica (foto: Carl de Souza/AFP)
Cerca de mil novos incêndios foram declarados nas últimas horas na Amazônia, enquanto os aviões do Exército Brasileiro atravessaram nesta segunda-feira as grandes áreas afetadas para tentar conter as chamas que mobilizaram a atenção os líderes do G7 e mantiveram o mundo em suspense.


Porto Velho, capital do estado de Rondônia, acordou com uma leve neblina de fumaça e cheiro de queimado trazido pelos ventos dos incêndios florestais na região, relataram jornalistas da AFP presentes no local.


Até domingo, 80.626 incêndios foram registrados em todo o Brasil, 1.113 novos focos em relação ao relatório de sábado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


O saldo marca um aumento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado.


No total, 52,6% dos focos estão localizados na região amazônica.


Dois navios-tanque Hércules C-130 baseados em Porto Velho iniciaram suas atividades, lançando dezenas de milhares de litros de água nos pontos de incêndio.


Os dispositivos fazem parte da operação militar ordenada na sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, sob pressão interna e internacional.


Cerca de 43 mil soldados de regimentos da Amazônia estão prontos para entrar em atividade, informou o ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva.


(foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
(foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
No Brasil, o crescente desmatamento causado para abrir espaço para as plantações ou pastagens agravou a temporada de queimadas habitual, dizem os especialistas.


O incêndio desencadeou um debate de alta tensão entre Bolsonaro e seu colega francês Emmanuel Macron, que levantou a questão na Amazônia na cúpula das maiores potências econômicas ocidentais, o G7, em Biarritz (sul da França).


O G7 concordou em repassar 20 milhões de dólares ao combate contra o fogo na Amazônia, a fim de somar mais aviões para controle do fogo.


A cúpula também acertou apoiar um plano de reflorestamento de médio prazo que será anunciado na ONU em setembro, disse Macron e o presidente do Chile, Sebastián Piñera.


Bolsonaro disse nesta segunda-feira que Macron "disfarça suas intenções" ao propor "uma 'aliança' dos países do G7 para 'salvar' a Amazônia, como se fôssemos uma colônia ou terra de ninguém".


Ele também indicou que conversou com o presidente colombiano Iván Duque sobre "a necessidade de ter um plano conjunto entre a maioria dos países que compõem a Amazônia, que garanta nossa soberania e nossa riqueza natural".


O Brasil aceitou até o momento a ajuda de Israel, que ofereceu enviar um avião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)