(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navios humanitários abrigam mais de 400 migrantes no Mediterrâneo

Em sua terceira operação de socorro, embarcação da ONG SOS Méditerrannée resgatou 81 pessoas em um bote inflável


postado em 11/08/2019 15:28 / atualizado em 11/08/2019 16:56

Tripulantes do Ocean Viking resgatam bote com 81 migrantes(foto: ANNE CHAON)
Tripulantes do Ocean Viking resgatam bote com 81 migrantes (foto: ANNE CHAON)

O navio humanitário Ocean Viking, da ONG SOS Méditerrannée, resgatou neste domingo 81 pessoas em sua terceira operação de socorro, e já navega com 251 migrantes, enquanto a embarcação espanhola Open Arms abrigava 160 em seu 10º dia em alto-mar, após resgatar outros 39 recentemente.



Um bote de borracha azul transportava dezenas de homens, a maioria sudaneses, que zarparam da líbia na noite de ontem e aplaudiram o Ocean Viking quando o viram chegar. O navio segue patrulhando águas internacionais a menos de 100km de Trípoli.


"Estamos sozinhos na área, os guarda-costas líbios não respondem", informou à AFP o coordenador das operações de busca e resgate da SOS Méditerrannée, Nicholas Romaniuk.


Quase dois terços das pessoas resgatadas pela embarcação nos últimos três dias são de nacionalidade sudanesa. Um total de 81% delas têm entre 18 e 34 anos, e 17% são menores de idade.


O Ocean Viking é sucessor do Aquarius e navega com bandeira norueguesa.


Neste domingo, o fundador da ONG espanhola Proactiva Open Arms, Oscar Camps, lançou um novo chamado pela solidariedade europeia: "Décimo dia a bordo, em um domingo quente de agosto. Resistimos, temos 160 motivos para fazê-lo. São 160 seres humanos que têm o direito de desembarcar em um porto seguro. Uma vergonha para ti, Europa."


Cerca de 30 migrantes desembarcaram diretamente na costa italiana hoje: 16 iranianos e iraquianos interceptados em um veleiro que chegou à Apúlia e 13 africanos em um pesqueiro na ilha siciliana de Marettimo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)