(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Família de britânica do EI 'decepcionada' pela perda de sua nacionalidade


postado em 19/02/2019 20:01

A família de Shamima Begum se mostrou "muito decepcionada" na terça-feira pela decisão do governo britânico de retirar a nacionalidade britânica da jovem, que se uniu ao grupo jihadista Estado Islâmico na Síria e agora quer voltar ao Reino Unido.

"A família está muito decepcionada pela intenção do Ministério do Interior de dar a ordem de despojar Shamima de sua nacionalidade", indicou seu advogado, Tasnime Akunjee, no Twitter.

"Estamos examinando todas as vias legais para questionar esta decisão", acrescentou.

Segundo a ITV News, o Ministério do Interior enviou uma carta à mãe de Shamima Begum, recebida nesta terça-feira, para informar-lhe sobre a decisão do ministro do Interior, Sajid Javid, de retirar sua nacionalidade britânica. A carta ressalta também a possibilidade de apelar.

No Reino Unido, o ministro do Interior tem o poder de retirar a nacionalidade de um cidadão britânico se considerar que a decisão é do "interesse geral", e com a condição de que não o torne apátrida.

Shamima Begum, de 19 anos, natural do leste de Londres, aderiu à organização EI na Síria em 2015, com duas adolescentes que frequentavam a mesma escola que ela.

Atualmente está em um campo de refugiados do nordeste da Síria, após ter fugido dos combates com centenas de familiares dos jihadistas do EI. Recentemente deu à luz seu terceiro filho, e antes perdeu dois por desnutrição e doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)