(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Giro pelo mundo


postado em 17/12/2018 05:03 / atualizado em 17/12/2018 08:50

(foto: Jiji Press/AFP)
(foto: Jiji Press/AFP)


JAPÃO - Mais de 40 feridos após xplosão em restaurante

Pelo menos 41 pessoas ficaram feridas em uma explosão às 20h30 (horário local) ontem em um restaurante em Sapporo, capital da ilha de Hokkaido, no Norte do Japão, informou a agência de notícias japonesa Kyodo. Segundo informações da agência, a polícia disse que a maioria sofreu ferimentos leves, embora a condição de uma pessoa seja grave. Eles foram todos hospitalizados na localidade. Não houve pronunciamento imediato sobre a causa da explosão, que está sendo investigada. Segundo a Kyodo, ela causou o colapso de vários prédios. Fontes da polícia afirmaram que muitas pessoas ficaram presas nos escombros do restaurante, praticamente destruído pela explosão, que foi seguida por um incêndio. Testemunhas disseram que após a explosão houve um forte cheiro de gás no local. A polícia não deu mais detalhes e trabalhava junto com os bombeiros para manter sob controle o local na ala Toyohira da cidade, combatendo chamas e fumaça. Eles alertavam as pessoas na vizinhança da possibilidade de outra explosão. A polícia isolou a área, que tem extensas atividades comerciais e de lazer na cidade.

HONG KONG - inheiro cai do céu


A polícia de Hong Kong deteve um homem, especialista em criptomoedas, que jogou dinheiro do alto de uma torre habitacional em um bairro carente da cidade, com a ideia de "ajudar os pobres". Os transeuntes filmaram, no bairro de Sham Shui Po, com seus celulares, a lenta queda das notas de dinheiro que as pessoas tentavam pegar. O episódio foi transmitido ao vivo pelo homem que gerencia uma página no facebook sobre criptomoedas e que disse querer ser como o Robin Hood. Wong Ching-Kit, de 24 anos, é conhecido na internet como o "jovem mestre da moeda". "Eu me pergunto se algum de vocês acredita que o dinheiro pode cair do céu", afirmou, para depois virar a câmera para o topo de um prédio vizinho, de onde deixou cair notas de US$ 100 de Hong Kong (US$ 12,80). Ontem, a polícia o deteve quando voltava ao mesmo bairro, dirigindo um lamborghini, acusado de causar distúrbios à ordem pública.

Líder volta a tomar posse

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, foi novamente empossado ontem, depois de ter sido destituído de forma inesperada. O líder, de 69 anos, retornou ao cargo por meio do presidente Maithripala Sirisena, que o havia destituído em 26 de    outubro. O chefe de Estado havia nomeado Mahinda Rajapakse, que, por fim, renunciou no sábado, abrindo caminho para o retorno de Ranil Wickremesinghe. "Agradecemos aos cidadãos do Sri Lanka que lutaram contra a tomada ilegal de poder e agiram para restaurar a democracia", declarou o Partido Nacional Unido do Sri Lanka, a formação do chefe de governo.


10 mil contra o governo Orbán


Cerca de 10 mil húngaros protestaram em Budapeste ontem contra uma nova lei trabalhista e contra o que veem como um governo crescentemente autoritário do primeiro-ministro de direita Viktor Orbán. A manifestação, chamada de "Feliz Natal Sr. Primeiro Ministro" pelos organizadores, foi o quarto e maior movimento organizado em uma semana por partidos esquerdistas de oposição, grupos de estudantes e civis contra o governo de Orbán. Sindicatos também se juntaram ao protesto. Os manifestantes carregavam bandeiras da Hungria e da União Europeia conforme caminhavam pela histórica Praça dos Heróis rumo ao parlamento, mesmo sob o frio do inverno. Eles carregavam faixas com mensagens como "Não roube" e "Justiça independente!".

Acidente em mina

Um acidente em uma mina deixou ao menos sete trabalhadores mortos e três feridos em Chongqing, no Sudeste da China, informou a agência de notícias oficial Xinhua. O caso ocorreu por volta das 18h de sábado no horário local (8h, em Brasília) quando um dispositivo de conexão de uma corda se rompeu enquanto as vítimas trabalhavam em um poço. Os feridos foram levados ao hospital, um deles em estado grave. As minas na China, especialmente as de carvão – principal fonte de energia do país –, estão entre as mais perigosas do mundo, ainda que o número de acidentes fatais tenha diminuído nos últimos anos. Em 2017, foram 219 acidentes em minas de carvão com 375 mortes, uma queda de 28,7% em relação ao ano anterior e um número quase 20 vezes menor do que o do início da década, quando chegou-se a contabilizar até 7 mil mortes em um ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)