(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confira os cenários possíveis após vitória de May à moção de censura

A primeira-ministra termina a nova rodada de seus contatos com os líderes europeus em busca de garantias adicionais e submete o acordo ao Parlamento


postado em 12/12/2018 21:31 / atualizado em 12/12/2018 21:48

(foto: HO / PRU / AFP )
(foto: HO / PRU / AFP )
A vitória de Theresa May sobre a moção de censura, lançada por seu próprio partido, lhe permite continuar defendendo o acordo do Brexit que negociou com a UE.


Entenda quais são os cenários possíveis a partir de agora.


- Ratificação parlamentar


A primeira-ministra termina a nova rodada de seus contatos com os líderes europeus em busca de garantias adicionais e submete o acordo ao Parlamento. Depois de anular a sessão de ratificação prevista para esta terça, May anunciou que a nova votação acontecerá antes de 21 de janeiro.


Fortalecida por sua vitória e diante do temor de um Brexit sem acordo, talvez consiga o apoio de uma maioria de deputados, o que levaria a um Brexit tranquilo, com um período de transição inicialmente previsto até o final de 2020, mas ampliável até 2022.


Entretanto, se os deputados rejeitarem o texto, o governo deverá anunciar, em até 21 dias, o que pretende fazer.


- Eleições


A rejeição ao acordo pode marcar o fim definitivo de May, que pode renunciar se uma maioria esmagadora enterrar seu texto, ou convocar eleições gerais antecipadas.


A oposição trabalhista também pode lançar nova moção de censura contra o governo. Seu líder, Jeremy Corbyn, disse na terça-feira que estava esperando o momento adequado, quando houvesse a garantia de que pode prosperar.


Isso levaria à formação de um novo Executivo ou à organização de novas eleições legislativas antecipadas - que é o que o Partido Trabalhista gostaria de fazer, na esperança de voltar ao poder após oito anos de governos conservadores.


- Brexit sem acordo


Se as negociações não derem certo, o país pode ser ver obrigado a sair do bloco em 29 de março sem um acordo.


Da noite para o dia, as relações econômicas entre Reino Unido e UE passariam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e seriam aplicadas de forma urgente a diversos controles aduaneiros e regulamentares.


Este é um cenário temido pela imprensa britânica. Provocaria uma queda da libra e levaria as empresas à incerteza.


Este cenário pode causar escassez de medicamentos, engarrafamentos monstruosos nos portos e impedir o voo das aeronaves das companhias britânicas.


- Segundo referendo


A premiê sempre rejeitou a ideia de uma segunda consulta popular sobre o Brexit, mas a ideia ganhou terreno nos últimos tempos, dada a forte resistência que seu plano de saída da UE enfrenta.


Os trabalhistas advertiram que, se não forem convocadas novas eleições, podem se posicionar a favor da convocação de um novo referendo sobre o Brexit. Embora essa opção conte com o apoio da Câmara, sua organização exigiria o adiamento da data de um eventual Brexit.


Nada garante que esta nova consulta vá ter um resultado diferente daquele registrado em junho de 2016, quando 52% dos britânicos votaram a favor de sair da UE.


Na segunda-feira, a Justiça europeia deixou claro, porém, que, se o Reino Unido decidir dar marcha a ré, pode fazer isso de forma unilateral. O prazo para isso é até que sua saída se torne efetiva.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)