(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

May pede unidade ao partido na 'fase mais dura' da negociação do Brexit


postado em 03/10/2018 18:00

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu a seu partido, nesta quarta-feira (3), que permaneça unido em um momento no qual as negociações do Brexit entram em sua "fase mais dura", no discurso de encerramento do congresso dos conservadores, em Birmingham.

May caminhou até o tablado da conferência para se dirigir aos delegados reunidos desde domingo nesta cidade no centro da Inglaterra ao som da música "Dancing Queen", do Abba, e até dançou um pouco.

Foi uma alusão irônica ao escárnio que ela sofreu quando dançou recentemente durante uma viagem à África, e um toque de humor destinado a mostrar uma primeira-ministra relaxada em um momento crucial para o país.

"Entramos na fase mais dura das negociações", afirmou.

"Mas, se nos mantivermos unidos e permanecermos tranquilos, sei que podemos obter um acordo satisfatório para o Reino Unido", afirmou a dirigente, cuja liderança se vê regularmente posta em xeque pelos defensores de um Brexit duro.

Este foi um dos mais importantes discursos de sua carreira política, mas acontece em um contexto no qual May é atacada por todos os lados, e seus parceiros europeus parecem cada vez mais preocupados com a possibilidade de uma separação caótica.

O impacto potencialmente terrível que um Brexit sem acordo teria sobre o comércio induziu o ministro francês das Finanças, Gérald Darmanin, a afirmar na terça-feira que Paris está preparando sua alfândega "para o pior dos cenários".

Mas a preocupação mais imediata de May era recuperar a confiança de seu partido e dar a imagem de uma frente unida nas negociações com Bruxelas pelas próximas duas semanas.

E ela se esforçou para fazê-lo com uma mistura de otimismo e determinação em um discurso de uma hora.

Ela apresentou o Brexit como "um período de oportunidade" e garantiu que seu polêmico plano para tirar o Reino Unido da União Europeia mantendo uma estreita relação comercial, conhecido como "plano de Chequers", prevalecerá "no interesse nacional".

"Acredito firmemente que o melhor está por vir e que nosso futuro está cheio de promessas", disse May aos delegados.

O "plano de Chequers" prevê que o Reino Unido conserve as regras da UE referentes aos bens industriais e aos produtos agrícolas para permitir uma fácil circulação, mas pondo fim à livre circulação de pessoas e à jurisdição da corte europeia de Justiça.

O plano foi rejeitado pelos líderes europeus reunidos em uma cúpula informal em setembro em Salzburgo. Eles pediram a May que reveja sua proposta antes do próximo conselho europeu de 18 e 19 de outubro em Bruxelas.

- Jantar sem Reino Unido -

Os líderes da União Europeia vão abordar sem o Reino Unido a negociação do Brexit em 17 de outubro, na véspera de uma cúpula em Bruxelas, disseram fontes europeias, acrescentando que a primeira-ministra britânica foi convidada.

"Os 27 líderes da UE discutirão o Brexit durante um jantar na sexta-feira, 17 de outubro", anunciou a porta-voz do Conselho da UE para as negociações de retirada do Reino Unido, Ester Arauzo, em um tuíte.

A primeira-ministra britânica foi convidada a falar com seus colegas antes do jantar, embora sua intervenção naõ tenha sido confirmada, disseram fontes europeias à AFP.

O tempo está se esgotando para chegar a um acordo nas negociações do Brexit entre Londres e Bruxelas, antes da saída dos britânicos prevista para 29 de março.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, indicou em setembro em Salzburgo (Áustria) que a cúpula é a "hora da verdade", embora não tenha fechado as portas para uma cúpula extraordinária em novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)