(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maduro anuncia eliminação de cinco zeros no bolívar com hiperinflação


postado em 25/07/2018 22:12

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira que eliminará cinco zeros do bolívar, dois a mais que o previsto, em meio à hiperinflação no país, que segundo o FMI poderá atingir 1.000.000% este ano.

"Em 20 de agosto começa (...) o programa de recuperação econômica com a reconversão monetária, cinco zeros a menos", disse o presidente durante reunião do gabinete.

Originalmente, Maduro havia anunciado a emissão de novas cédulas, com três zeros a menos, que entrariam em circulação no próximo dia 4 de agosto.

A entrada em vigor do novo padrão monetário já havia sido reprogramada a pedido dos bancos, já que estava prevista inicialmente para 4 de junho.

Segundo Maduro, a medida busca "facilitar as transações financeiras" e "proteger" a moeda local.

"Cinco zeros a menos, para que (...) tenhamos um novo sistema financeiro e monetário de estabilidade", afirmou o chefe de Estado.

Segundo Maduro, a hiperinflação ocorre por uma "guerra" contra a moeda local, que inclui a retirada de cédulas para outros países, como a vizinha Colômbia.

"A guerra criminosa afetou o padrão monetário da Venezuela, levou o dinheiro dos venezuelanos, mas se acabaram as máfias (do câmbio), queimamos as notas nas suas mãos", declarou Maduro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)