(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Masaya sob forte vigilância após tomada de controle pelo governo da Nicarágua


postado em 18/07/2018 20:36

Forças leais ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, mantiveram nesta quarta-feira (18) sob forte vigilância a cidade de Masaya, após destruírem no dia anterior as barricadas erguidas por manifestantes em uma operação de seis horas, às vésperas do 39º aniversário da Revolução Sandinista, em 19 de julho.

Policiais e paramilitares encapuzados fortemente armados percorreram a cidade em caminhonetes, enquanto outros limpavam as ruas das pedras usadas nas barreiras de manifestantes contra o governo que haviam tomado a cidade.

O tráfego recuperou um pouco de sua normalidade em Masaya, 30 quilômetros a sul de Manágua, enquanto moradores circulavam pelas calçadas e alguns estabelecimentos comerciais voltavam a abrir.

"Proclamamos a nossa vitória, o nosso avanço sobre essas forças tenebrosas, diabólicas, que durante três meses atingiram e sequestraram a paz, mas não conseguiram", disse a vice-presidente Rosario Murillo em sua alocução diária com meios de comunicação oficiais.

Em meio a esse triunfalismo o governo irá celebrar o 39º aniversário da revolução, embora Murillo não tenha convocado um ato, como fez em 2007 quando Ortega voltou ao poder.

Um organismo de direitos humanos denunciou que 200 habitantes fugiram pelas encostas da lagoa de Masaya perseguidos pela polícia por sua participação nos protestos.

"Nesse momento, essas pessoas que se refugiaram nas encostas da lagoa de Masaya estão sendo perseguidas para sua captura pela polícia e paramilitares, que estão usando cães para a sua busca", afirmou o secretário da Associação Nicaraguense Pró-Direitos Humanos (ANPDH), Álvaro Leiva.

Masaya foi o último reduto opositor tomado pelas forças do governo, em meio à onda de protestos iniciados em 18 de abril na Nicarágua, nos quais 280 pessoas morreram.

Não ficou claro quantas pessoas morreram na tomada de Masaya. O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) documentou dois mortos, enquanto o governo informou de um policial falecido.

"Foi uma batalha de quase seis horas ontem (terça-feira), e a ideia era desalojá-los para que tenham a cidade livre de bloqueios", assinalou à AFP Francisco, paramilitar de 45 anos que participou da violenta operação.

"Não sabemos (o que vai acontecer), estou muito assustada, nunca havia acontecido isso. Tenho um filho de 16 anos e estou com medo de que o levem", advertiu Livia Castillo, dona de casa de 38 anos.

Familiares de detidos em Masaya estavam do lado de fora da prisão de El Chipote, em Manágua, para saber de seus parentes.

"Até que me devolvam meus filhos não sairei daqui. Estavam vivos e sem nenhum arranhão e assim os quero de volta", disse, desesperada e chorando, Rosa Briceño, de 40 anos, enquanto mostrava as fotos de seus dois filhos coladas em uma cartaz branco.

"Por favor, não matem o meu irmão!", suplicou aos gritos um menino de cinco anos a cinco paramilitares encapuzados e armados com fuzis que, na terça-feira, entraram com violência em sua casa, no bairro indígena de Monimbó para capturar seus dois irmãos.

- O último reduto -

Outros habitantes de Masaya celebraram a operação que retirou os manifestantes.

"Graças a Deus tudo se recompôs, pois a paz voltou. Essas pessoas ruins que procurem como pagar o dano que fizeram (...) apenas esperamos prosperidade e trabalho, nada mais, e que os turistas voltem, que não tenham medo", disse à AFP Giovania Valitán, de 34 anos.

Contudo, os opositores nicaraguenses denunciaram nesta quarta uma tentativa de criminalizar as manifestações contra Ortega após a aprovação de uma lei de terrorismo que sanciona com até 20 anos de prisão as pessoas que participarem ou apoiarem os protestos.

"Querem amedrontar as pessoas que estão protestando e apoiando" as manifestantes, disse à AFP o líder estudantil Jean Carlos López, um dos delegados opositores no diálogo com o governo.

A legislação define como "terrorista" todos os que "causarem a morte ou lesões de pessoas que não participam diretamente de situações de conflito armado, ou que destruir bens", ou cometa outros crimes com o propósito de "obrigar um governo" a fazer ou deixar de fazer algo.

O advogado e ex-deputado opositor José Pallais explicou à AFP que a reforma "confunde o crime de terrorismo com elementos políticos de rebelião e motim".

A reforma "se afasta da definição doutrinária de terrorismo que é provocar terror entre a população e enfatiza a destruição de bens públicos" e outros crimes no contexto de conflitos dnão armados, indicou.

O ataque a Masaya foi um desafio aberto à comunidade internacional, que nos últimos dias intensificou os chamados a Ortega para que detenha a violência.

Nesta quarta-feira, a Organização de Estados Americanos (OEA) aprovou uma resolução que condena a repressão a manifestantes e exortou o governo a acordar um calendário eleitoral com os opositores.

O vice-presidente americano, Mike Pence, celebrou no Twitter a votação da OEA como "uma posição firme contra a violência patrocinada pelo Estado na Nicarágua".

O secretário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Paulo Abrão, comentou com a AFP que a situação na Nicarágua continua "alarmante".

"Há uma escalada da violência e uma diversificação das formas de repressão. Agora há sequestros, tomada de terras, invasão de casas de madrugada. A situação da Nicarágua é alarmante e cada dia piora mais", advertiu Abrão.

O secretário da presidência nicaraguense, Paul Oquist, assegurou nesta terça-feira à AFP em Bruxelas que "a tentativa de realizar um golpe de Estado na Nicarágua já está acabado" e advogou pela resolução da crise mediante o diálogo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)