(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Os 12 meninos e o técnico do time de futebol são resgatados da caverna na Tailândia

Operação de salvamento foi completada nesta terça-feira com sucesso. Ainda não se sabe o estado dos que foram tirados hoje


postado em 10/07/2018 09:00 / atualizado em 10/07/2018 09:54

Ambulância transporta um dos meninos resgatados da caverna para um hospital local(foto: YE AUNG THU / AFP)
Ambulância transporta um dos meninos resgatados da caverna para um hospital local (foto: YE AUNG THU / AFP)

Todos os 12 garotos e o técnico de futebol deles foram resgatados de uma caverna inundada no extremo norte da Tailândia, de acordo com agentes da Marinha do país. Com isso, foi encerrada operação que durou mais de duas semanas para salvar o grupo.

As autoridades locais disseram que quatro garotos e o técnico foram resgatados nesta terça-feira, após os demais terem sido retirados nos dois dias anteriores, todos em segurança. A Marinha tailandesa informou que ainda espera por um médico e por três mergulhadores envolvidos na operação.

Os oito primeiros resgatados estavam com "bom ânimo" e possuem um sistema imunológico forte, de acordo com uma fonte médica. Ainda assim, os médicos mostram cautela sobre o estado deles por causa do risco de infecções e os meninos estão isolados no hospital.

A difícil situação chamou a atenção na Tailândia e em grande parte do mundo, desde a notícia da desaparição e as primeiras imagens em vídeo do grupo, quando foram achados dez dias depois por dois mergulhadores britânicos. Eles estavam presos na caverna Tham Luan Nang Non, que sofreu inundações pelas chuvas de monção durante uma visita ao local, após um treinamento dos garotos ocorrido em 23 de junho.

 

Entenda como foi feito o resgate

 

 

Durante o período em que os meninos ficaram presos na caverna, mergulhadores conseguiram chegar até o local, levando alimentos, medicamentos e capas térmicas de proteção. Um vídeo foi gravado em uma dessas ocasiões e mostra o estado em que as crianças estavam.

 

Copa do Mundo

 

Os meninos resgatados da caverna inundada não poderão viajar para final da Copa do Mundo na Rússia em 15 de junho, a convite da Fifa, informaram os médicos.

"Não podem viajar, devem permanecer no hospital durante um tempo", declarou Thongchai Lertwilairatanapong, funcionário do ministério da Saúde da Tailândia, em uma primeira entrevista coletiva sobre o estado de saúde dos menores de idade.

"É provável que assistam pela televisão", completou durante a entrevista no hospital de Chiang Rai.

Policiais e soldados do Exército usam sombrinhas para cobrir maca perto de ambulância e helicóptero de resgate(foto: LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP)
Policiais e soldados do Exército usam sombrinhas para cobrir maca perto de ambulância e helicóptero de resgate (foto: LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP)

Eles passam por uma série de exames e são monitorados para saber se contraíram infecções. Dois têm sintomas de pneumonia. Todos usam óculos escuros para evitar a luz do dia.

Os meninos entraram na caverna há duas semanas, sem mantimentos, e estão fracos, embora no conjunto seu estado de saúde seja considerado bom.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, convidou os meninos para assistir a final da Copa em uma carta divulgada no dia 6 de julho.

"Se, como todos desejamos, se reencontrarem com suas famílias nos próximos dias e sua saúde permitir que façam a viagem, a Fifa ficaria feliz de convidá-los para assistir a final do Mundial-2018", escreveu Infantino em uma carta enviada ao presidente da Federação Tailandesa de Futebol.

 

Aguarde novas informações


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)