(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA se aproxima de medidas antidumping contra chapas de alumínio chinesas


postado em 19/06/2018 17:00

O Departamento americano de Comércio anunciou nesta terça-feira (19) a decisão preliminar de aplicar medidas antidumping às importações de chapas de alumínio ordinárias provenientes da China.

Se a decisão for confirmada até 30 de outubro, como estabelece o procedimento, essas medidas punitivas, que pretendem compensar supostos subsídios a esses produtos, representariam um novo golpe às importações chinesas, já na mira de Washington.

O governo de Donald Trump já decretou, em nome da "segurança nacional" dos Estados Unidos, tarifas sobre as importações de aço (25%) e de alumínio (10%) da China, mas também sobre as provenientes de parceiros comerciais como Canadá, México e União Europeia.

O Departamento de Comércio tinha iniciado em novembro uma investigação própria sobre as chapas de alumínio, uma medida classificada como "histórica" pelo governo, pois normalmente só são feitas investigações sobre o impacto das subvenções diante de queixas do setor privado.

A última vez que o governo dos Estados Unidos tinha tomado a iniciativa neste recurso remonta à imposição de medidas antidumping em 1985 contra a indústria japonesa de semicondutores.

Em sua decisão preliminar, o Departamento de Comércio estimou que as folhas de alumínio ordinárias entravam no mercado americano a um preço 167,16% inferior a seu valor real.

"O Departamento de Comércio fará tudo em seu poder para deter o fluxo de mercadorias subsidiadas de forma desigual que chega ao mercado americano", declarou seu titular Wilbur Ross em comunicado.

Os Estados Unidos importaram cerca de 900 milhões de dólares em chapas de alumínio ordinárias em 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)