(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trudeau rejeita proposta de acordo bilateral EUA-Canadá


postado em 06/06/2018 14:30

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau rejeitou, nesta quarta-feira (6), a proposta americana de substituir o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) por um pacto bilateral.

"Em diversas ocasiões, ouvimos o presidente americano falar sobre seu interesse e suas reflexões acerca de um acordo bilateral em vez do Nafta trilateral que temos", disse Trudeau.

"A posição do Canadá é, e sempre foi, que a abordagem trilateral é realmente melhor para o Canadá, o México e os Estados Unidos", resumiu.

Larry Kudlow, conselheiro econômico do presidente americano Donald Trump, confirmou que ele pessoalmente comunicou a ideia ao Canadá nesta segunda-feira e que estava esperando por uma resposta.

"Francamente, estou esperando ouvir qual será a reação. Falei ontem (segunda-feira) com um dos mais altos funcionários, próximo ao primeiro-ministro", disse Kudlow à Fox News nesta terça.

Canadá, México e Estados Unidos vêm renegociando o Nafta desde agosto de 1994.

Mas as negociações estão paralisadas pela discordância de Canadá e México quanto às propostas americanas para o setor automobilístico e à exigência de revisar o tratado a cada cinco anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)