(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento Europeu exige presença de presidente do Facebook

Zuckerberg, que passou 10 horas diante dos congressistas americanos na semana passada, propôs a ida do vice-presidente encarregado de assuntos públicos do grupo, Joel Kaplan


postado em 18/04/2018 15:42 / atualizado em 18/04/2018 16:17

(foto: AFP )
(foto: AFP )

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, exigiu nesta quarta-feira que o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, compareça pessoalmente para se explicar aos eurodeputados sobre a utilização de dados pessoais de milhões de usuários.


"Todos os grupos políticos insistem na absoluta necessidade de sua presença em pessoa, como aconteceu no Congresso dos Estados Unidos", escreveu Tajani em uma mensagem dirigida a Zuckerberg, à qual a AFP teve acesso.


Desde que estourou, em 20 de março, o escândalo da Cambridge Analytica - empresa que usava dados de milhões de usuários do Facebook em benefício próprio -, Tajani convidou o presidente do Facebook a comparecer ante os representantes dos 500 milhões de cidadãos da UE o quanto antes.


Mas Zuckerberg, que passou 10 horas diante dos congressistas americanos na semana passada, propôs a ida do vice-presidente encarregado de assuntos públicos do grupo, Joel Kaplan.


"Estamos convencidos de que os milhões de europeus afetados pelo escândalo Cambridge Analytica merecem uma explicação completa e profunda por parte do principal responsável do Facebook, como no caso dos cidadãos americanos", argumentou Tajani em sua mensagem.


O vice-presidente da Comissão Europeia, Andrus Ansip, se reuniu na terça-feira na Califórnia com Zuckerberg e lhe disse que "o convite do Parlamento Europeu era uma maneira de restaurar a confiança" com as autoridades europeias, apontou nesta quarta a comissária de Justiça e Proteção dos Consumidores, Vera Jurova, diante dos eurodeputados, reunidos em Estrasburgo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)