(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Interferência russa ameaça eleições de 2018, diz inteligência dos EUA


postado em 13/02/2018 15:30

Os líderes da comunidade americana de inteligência expressaram, nesta terça-feira (13), diante do Senado, sua convicção de que a interferência contínua da Rússia representa uma ameça às eleições legislativas deste ano nos Estados Unidos.

"As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos são um alvo potencial para as operações de influência por parte da Rússia", disse o diretor nacional de Inteligência, Daniel Coates, em uma afirmação apoiada unanimemente pelos líderes de outros órgãos de segurança.

Os dirigentes dos seis principais órgãos de vigilância e espionagem foram questionados, nesta terça-feira, pelo Comitê de Inteligência do Senado sobre as principais "ameaças globais" para os Estados Unidos e a alegada ingerência russa se manteve entre os principais assuntos.

Todos eles reafirmaram a vigência de um relatório de inteligência divulgado no ano passado sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016 e indicaram que isso poderia voltar a acontecer neste ano.

"Em toda a comunidade (de inteligência), não vimos nenhum sinal de mudança significativa em relação ao ano passado", disse Coates.

Outra das ameaças identificadas pela comunidade americana de inteligência é o programa de mísseis nucleares desenvolvido pela Coreia do Norte.

Segundo Coates, o programa nuclear norte-coreano supõe uma "ameaça existencial" aos Estados Unidos. "Temos que fazer frente ao fato de que se trata de um potencial problema existencial para os Estados Unidos", afirmou.

Contudo, Coates garantiu: "Nosso objetivo é uma solução pacífica. Estamos usando uma pressão máxima sobre a Coreia do Norte, de diversas formas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)