(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercado de Tsukiji, em Tóquio, faz seu último leilão de Ano Novo


postado em 05/01/2018 15:55

O emblemático mercado de peixe de Tsukiji, em Tóquio, realizou nesta sexta-feira (5) seu último leilão de Ano Novo antes de sua mudança, em outubro. O maior lance da sessão foi de 320.000 dólares por um atum gigante.

Após mais de 80 anos de operações, o maior mercado de peixe do mundo, que virou também um ponto turístico em uma zona cheia de restaurantes e lojas, vai se mudar para Toyosu, em 11 de outubro.

O mercado, aberto em 1935, é famoso sobretudo pelos leilões de peixe antes do amanhecer.

O midiático ritual dos primeiros leilões de atum vermelho teve um clima especial neste ano.

Reunidos no grande galpão, onde enfileiravam-se impressionantes atuns gigantes, frescos e congelados, os compradores, paramentados com galochas de borracha, inspecionaram minuciosamente a qualidade da mercadoria antes de uma campainha indicar o início das vendas, às 5H30 da manhã.

O lance mais alto foi de 36,5 milhões de ienes (268 mil euros) por um atum de mais de 400 kg. O valor ficou abaixo do recorde estabelecido em 2013, de 155,4 milhões de ienes.

Tsukiji recebe diariamente cerca de 42 mil visitantes. Ao todo, são vendidas 3 mil toneladas de mercadorias todos os dias.

Há anos especula-se sobre a mudança do mercado, um estabelecimento antigo, insalubre e perigoso em caso de terremotos. Prevista inicialmente para novembro de 2016, ela foi adiada várias vezes por causa de problemas sanitários e queixas de alguns comerciantes, muito apegados à localização atual.

"Todos temos a responsabilidade de construir uma nova marca de fábrica 'Toyosu', enquanto conservamos a herança Tsukiji", comentou nesta sexta-feira Shigeo Yokota, representante dos vendedores do mercado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)