(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China convoca embaixador da Austrália por doações políticas


postado em 14/12/2017 08:40

A China convocou o embaixador australiano em Pequim pela polêmica na Austrália sobre eventuais financiamentos chineses a políticos australianos - anunciou o Ministério chinês das Relações Exteriores.

As relações entre China e Austrália atravessam um período de tensão desde que o governo australiano decidiu endurecer a lei sobre espionagem e doações procedentes do exterior.

O governo australiano tomou essa decisão após a revelação de que os serviços secretos advertiram os políticos, há dois anos, que não aceitassem doações de dois bilionários chineses. Ambos eram suspeitos de terem vínculos com o Partido Comunista da China (PCC).

Apesar da advertência, políticos do governo e da oposição continuaram aceitando grandes quantias de dinheiro da dupla.

Na semana passada, a embaixada da China na Austrália denunciou "uma mentalidade de Guerra Fria e um viés ideológico que reflete a típica histeria anti-China".

No sábado passado, o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, prometeu, em inglês e em chinês, defender a Austrália.

Na última terça (12), o senador da oposição Sam Sastyari renunciou ao cargo, depois de vir à tona que ele avisou o magnata chinês Huang Xiangmo de que seu telefone poderia estar sendo grampeado pelos serviços de Inteligência australianos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)