(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ICAN: a presidência de Trump evidencia o risco nuclear


postado em 06/10/2017 10:37

A presidência de Trump coloca em evidencia o risco nuclear no mundo, afirmou nesta sexta-feira a Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN), depois do anúncio do Prêmio Nobel da Paz.

"A eleição do presidente Donald Trump deixou muitas pessoas desconfortáveis com o fato de que ele pode, sozinho, autorizar o uso de armas nucleares", declarou a diretora da ICAN, Beatrice Fihn, em Genebra.

Fihn também criticou o fato de o presidente americano "não ouvir os especialistas" e insistiu que sua supervisão de um grande arsenal nuclear "evidencia" perigos destas armas.

"Se você se sente incômodo com a ideia de que Donald Trump pode ter armas nucleares (...), então deve ficar incomodado com a própria ideia de armas nucleares", completou.

Ela disse que "as armas nucleares não representam segurança nem estabilidade" e questionou se as pessoas nos Estados Unidos, Japão e Coreia do Norte "sentem-se especialmente seguras".

"Nenhum país sério em termos de princípios humanitários deveria realizar semelhantes atividades nucleares", insistiu, antes de pedir um diálogo entre as partes.

A ICAN, uma coalizão de mais de 300 ONGs, estimulou um tratado histórico de proibição das armas nucleares que foi adotado por 122 países em julho, mas seu alcance é sobretudo simbólico, pela ausência das nove potências nucleares entre os signatários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)