Press Release from Business Wire : Viacom Inc.

postado em 16/11/2016 10:37

Viacom Inc. (Nasdaq: VIAB, VIA) e Telefónica S.A. anunciaram hoje a aquisição da Televisión Federal S.A. (Telefe), um dos principais canais de rede aberta na Argentina, pela Viacom International Media Networks (VIMN). A transação foi concluída por um valor total de US$ 345 milhões em dinheiro.

A transação agrega uma das redes de televisão mais populares e uma das maiores produtoras de conteúdo da Argentina ao crescente portfólio de redes de TV internacionais e propriedades digitais da Viacom. A Telefe chega em 95% de todos os lares da Argentina, um país de 43 milhões de habitantes, e atraiu aproximadamente 33% de audiência em 2016. A rede produz, a cada ano, mais de 3.000 horas de conteúdo de vídeo em língua espanhola, incluindo sete dos dez melhores programas atualmente em exibição localmente, e tem uma biblioteca de 33.000 horas de conteúdo local. Ao combinar a Telefe com as populares redes de TV paga da Viacom, que incluem a MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Channel, este acordo fortalece ainda mais a posição da VIMN na Argentina e na América Latina.

Com esta transação, a Telefónica dá mais um passo na gestão do seu portfólio de ativos, com base na criação de valor e no posicionamento estratégico.

Bob Bakish, presidente interino e diretor executivo da Viacom Inc., disse: "A Telefe é uma empresa de transmissão e produção excepcional e esta aquisição vai acelerar a nossa estratégia de crescimento na Argentina, um dos mercados de mídia mais avançados e valiosos na América Latina. A Viacom tem uma história inigualável de combinar redes de TV por assinatura e gratuita para oferecer um forte crescimento em mercados de alto valor ou de alto crescimento, inclusive no Reino Unido e na Índia. Ao trabalhar em conjunto com a equipe altamente bem-sucedida da Telefe, podemos fortalecer o status da Telefe de líder de mercado na Argentina e expandir sua presença no mundo inteiro ao utilizar a extensa rede global da Viacom, alcançando potencialmente centenas de milhões de falantes do idioma espanhol por toda a América Latina e América do Norte, assim como em outros mercados".

Antonio Marti, diretor de Transformação e Planejamento de Negócios na divisão digital comercial da Telefónica disse: "A Telefe é uma líder de mercado que demonstrou um excelente desempenho operacional nos últimos anos. Esta transação é consistente com a estratégia de gestão do portfólio de ativos da Telefónica, com foco na criação de valor e no posicionamento estratégico, e permite à empresa se concentrar ainda mais em suas principais atividades na Argentina: o desenvolvimento do setor de telecomunicações e de tecnologias mais avançadas em conectividade para impulsionar a sociedade digital do futuro. Desse modo, a Telefónica reafirma o seu forte compromisso com uma Argentina conectada, que desempenha um papel de liderança na revolução digital".

Desde a sua chegada na Argentina há vinte e seis anos, a Telefónica, que gerencia 26,8 milhões de assinantes no país, investiu aproximadamente 15 bilhões de euros em infraestrutura, incluindo despesas de capital do espectro. Entre janeiro e setembro de 2016, os investimentos da Telefónica Argentina aumentaram quase 35% em relação ao mesmo período de 2015, com o objetivo de expandir a sua rede de comunicações e oferecer aos seus clientes novas experiências em conectividade e navegação digital. O que foi mencionado acima confirma, mais uma vez, o compromisso da empresa do Grupo Telefónica com uma Argentina conectada, como uma importante participante na revolução digital, ao oferecer assessoria aos futuros investimentos anunciados localmente, que devem exceder a quantia de 36.000 milhões de pesos em três anos (2016 a 2018).

A Telefe ficará sob a direção de Pierluigi Gazzolo, presidente da VIMN Americas. A aquisição tem como base o longo e bem-sucedido histórico de investimentos da Viacom na Argentina, que teve como início o lançamento da MTV em 1993. O portfólio da Viacom no mercado agora inclui 12 redes de TV por assinatura, incluindo a Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount Channel e VH1, entre outras, alcançando um público que vai desde o pré-escolar até os adultos, um conjunto de aplicativos móveis autenticados da TV Everywhere, vários eventos e experiências na região e um extenso catálogo de produtos para o consumidor. A VIMN mantém um escritório local em Buenos Aires desde 1995.

Termos do acordo

Nos termos do acordo, a Viacom adquirirá todas as marcas e bens da Telefe, incluindo:

-- Telefe na capital de Buenos Aires e na Grande Buenos Aires, uma das principais redes de televisão aberta do país, inicialmente lançada como Tele Once em 1961. A diversidade da programação da rede inclui os programas Educando a Nina, Loco x Vos, Susana Giménez, Pesadilla en la Cocina e Telefe Noticias.

-- Oito canais de propriedade integral no interior do país, incluindo o Canal 5 em Rosário, o Canal 7 em Neuquén, o Teleocho em Córdoba, o Canal 8 em Mar del Plata, o Canal 8 em Tucumã, o Canal 9 em Bahía Blanca, o Canal 11 em Salta e o Canal 13 em Santa Fé

-- Telefe Internacional, um canal de TV paga, visto em todo o continente americano e distribuído mundialmente a dez milhões de assinantes em 17 países

-- Uma presença multiplataforma significativa através de aplicativos, como o Mi Telefe (Minha Telefe) e Telefe Noticias (Telefe Notícias), uma rede de vários canais chamada de UPlay, fundada pela Telefe, e uma parceria e-commerce com o Mercado Libre (Mercado Livre)

-- Doze estúdios de produção, que têm um total combinado de 12.000 m2 de espaço de produção

-- Uma biblioteca de cerca de 33.000 horas de conteúdo, atualmente distribuído em mais de 100 países em 35 idiomas

A aquisição foi financiada a partir dos saldos de caixa existentes da Viacom. A transação será contabilizada aos ganhos do ano fiscal de 2017 da Viacom. A transação está sujeita às aprovações regulamentares usuais.

O Banco de Investimento UBS serviu como consultor financeiro para a Viacom Inc., enquanto M.& M. Bomchil e Shearman & Sterling serviram como os seus assessores jurídicos. O Citigroup serviu como consultor financeiro para a Telefónica, enquanto DLA Piper e A & F Allende Ferrante serviram como os seus assessores jurídicos.

Sobre a Viacom

Viacom é um conglomerado das principais marcas de mídia global, que criam programas de televisão cativantes, filmes, conteúdo de curta duração, aplicativos, jogos, produtos de consumo, experiências de mídia social e outros conteúdos de entretenimento para o público, em mais de 180 países. As redes de mídia da Viacom, que incluem a Nickelodeon, Comedy Central, MTV, VH1, Spike, BET, CMT, TV Land, Nick at Nite, Nick Jr., Canal 5 (Reino Unido), Logo, Nicktoons, TeenNick e o Canal Paramount, alcançam cerca de 3,9 bilhões de assinantes de televisão no mundo inteiro. A Paramount Pictures é uma importante produtora e distribuidora mundial de entretenimento filmado.

Sobre a Telefónica

A Telefónica é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo em termos de capitalização de mercado e número de clientes, com uma oferta abrangente e qualidade de conectividade que é distribuída em redes de banda larga, fixas e móveis no mundo inteiro. Como uma empresa em crescimento, ela se orgulha de oferecer uma experiência diferenciada com base em seus valores corporativos e posição pública, que defende os interesses dos clientes. A empresa tem uma presença significativa em 21 países e quase 350 milhões de acessos no mundo todo. A Telefónica tem uma forte presença na Espanha, Europa e América Latina, onde a empresa concentra uma parte importante de sua estratégia de crescimento. A Telefônica é uma empresa 100% de capital aberto, com mais de 1,5 milhão de acionistas diretos. Atualmente, o seu capital social consiste em 4.900.571.209 de ações ordinárias negociadas na Bolsa de Valores espanhola (Madrid, Barcelona, Bilbao e Valência) e de Londres, Nova Iorque, Lima e Buenos Aires.

Sobre a Telefe

A Telefe é líder em produção, distribuição e venda de conteúdos e serviços multiplataforma na Argentina. Ela possui nove licenças de emissoras de televisão e dois canais, um nacional e um internacional, com mais de 10 milhões de assinantes. Durante 26 anos, a Telefe manteve sua posição de liderança com conteúdo de alta qualidade. Com mais de 12.000 m2 de espaço de produção, ela produz seu próprio conteúdo e também para terceiros, tanto a nível nacional como internacional. A Telefe está presente em todos os continentes como uma das mais reconhecidas produtoras de conteúdos de língua espanhola, atualmente distribuídos em mais de 100 países.

Nota de advertência da Viacom relativa às declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações históricas e prospectivas. Todas as declarações que não são declarações de fato histórico são, ou podem ser consideradas, declarações prospectivas. As declarações prospectivas refletem as nossas expectativas atuais relativas aos resultados, objetivos, planos e metas futuros e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que são difíceis de prever e que podem fazer com que os resultados futuros, desempenho ou realizações sejam diferentes. Esses riscos, incertezas e outros fatores incluem, entre outros: o efeito da incerteza decorrente de transições em curso envolvendo nosso conselho de administração e gestão, além de mudanças relacionadas na estratégia, incluindo uma possível combinação de negócios com a CBS Corporation; a aceitação pública de nossas marcas, programas, filmes e outros conteúdos de entretenimento nas diversas plataformas em que são distribuídos; o impacto da medição de audiência inadequada em nossas classificações de programas e receitas com publicidade e afiliadas; desenvolvimentos tecnológicos e os seus efeitos em nossos mercados e no comportamento dos consumidores; competição por conteúdo, público, publicidade e distribuição; o impacto da pirataria; flutuações econômicas nos mercados de publicidade e varejo, e condições econômicas em geral; flutuações em nossos resultados devido ao tempo, combinação, número e disponibilidade de nossos filmes e outros programas; o potencial de perda de transporte ou outra redução na distribuição do nosso conteúdo; mudanças nas comunicações federais ou outras leis e regulamentos; evolução dos riscos de cibersegurança e semelhantes; outros fatores econômicos, comerciais, competitivos e/ou regulatórios domésticos e globais que afetam os nossos negócios em geral; e outros fatores descritos em nossos comunicados de imprensa e registros realizados junto à Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários), incluindo, mas não se limitando ao nosso Relatório Anual de 2016 no Formulário 10-K e relatórios no Formulário 10-Q e Formulário 8-K. As declarações prospectivas incluídas neste documento são feitas somente na data deste documento e não temos nenhuma obrigação de atualizar publicamente quaisquer declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias subsequentes. Se aplicável, as reconciliações para quaisquer informações financeiras não-GAAP contidas neste comunicado de imprensa estão incluídas neste comunicado de imprensa ou disponíveis em nosso site em https://www.viacom.com.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20161116005809/pt/

VIMN Americas (Miami) Claudia Franklin: +1 305-938-4949 claudia.franklin@vimn.com ou Viacom Inc. (Nova Iorque) Jeremy Zweig: +1 212-846-7503 Jeremy.zweig@viacom.com ou Telefónica: Comunicações Corporativas (Madri) +34 91 482 3800 prensatelefonica@telefonica.com