(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Encontrado enorme aquífero na Califórnia


postado em 28/06/2016 01:16

O estado da Califórnia, que enfrenta uma seca prolongada, tem um imenso reservatório subterrâneo de água, revela nesta segunda-feira uma revista científica.

Pesquisadores descobriram uma reserva de água doce de 2.700 km3, a cerca de mil metros de profundidade, que se estende por 65.000 km2 sob o Vale Central da Califórnia, em uma zona particularmente afetada por uma seca que já dura cinco anos.

"Há muito mais água doce aproveitável do que pensávamos", comemorou Robert Jackson, professor da Universidade de Stanford na Califórnia e principal autor do estudo publicado nas atas da Academia Nacional de Ciências.

O estudo adverte que não é fácil explorar este aquífero profundo a um custo razoável e ao mesmo tempo protegê-lo da contaminação.

Até a descoberta, se sabia pouco sobre as profundas reservas de água da Califórnia, já que as explorações se limitavam à profundidade de 300 metros.

"Antes era muito dispendioso explorar água a uma profundidade de 300 metros, mas hoje isto é comum e devemos proteger toda esta água de boa qualidade".

Mas a descoberta também gera preocupação, já que quase 30% da exploração de petróleo e gás na zona se desenvolve sobre esta reserva de água subterrânea, advertem os especialistas.

Do ponto de vista geológico, bombear água destas reservas pode agravar o afundamento gradual da terra, um fenômeno que já se observa em todo o Vale Central da Califórnia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)