(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cameron alerta que saída britânica da UE ameaçaria a paz na Europa


postado em 09/05/2016 07:31

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, lembrou nesta segunda-feira os grandes momentos da história britânica para defender a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e alertou que a saída colocaria em perigo a paz na Europa.

A Marinha invencível, Waterloo, Trafalgar, a Batalha da Inglaterra, Churchill: todos foram citados no discurso do primeiro-ministro no Museu Britânico de Londres. Depois de destacar por várias semanas os prejuízos econômicos da saída da UE, Cameron quis "expor os grandes argumentos patrióticos para seguir" na UE.

"A UE contribuiu para reconciliar países que se destruíram durante décadas", recordou Cameron.

"Podemos ter certeza de que a paz e a estabilidade de nosso continente estão garantidas hoje, além de qualquer dúvida? Vale a pena o risco? Eu nunca seria tão imprudente para dar como garantido", disse.

"O que acontece em nossa vizinhança importa para o Reino Unido. Era verdade em 1914, 1940 e em 1989. E poderíamos acrescentar 1588, 1704 e 1815... E se as coisas vão mal na Europa, não pensemos que somos imunes às consequências", afirmou Cameron.

"As fileiras de lápides brancas nos cemitérios da Commonwealth (Comunidade Britânica) são o testemunho silencioso do preço que este país teve que pagar para restaurar a paz e a ordem na Europa", disse.

"O isolacionismo nunca fez bem a este país. Nós sempre tivemos que voltar, e sempre a um custo maior", completou.

O avanço nos argumentos de Cameron coincide com a insistência das pesquisas em apresentar um empate entre os partidários da saída e da permanência na UE no referendo de 23 de junho, apesar das intervenções do presidente americano Barack Obama e de outros governantes estrangeiros em defesa do bloco europeu, além dos relatórios do Tesouro e do Banco da Inglaterra que apresentam os riscos econômicos de uma saída.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)