(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Matteo Renzi garante que sistema bancário italiano é sólido


postado em 21/01/2016 12:40

O chefe do governo italiano, Matteo Renzi, assegurou nesta quinta-feira que o sistema bancário do seu país é "muito mais sólido" do que pensam os investidores.

"Há uma manobra em torno de alguns bancos, isso é tudo. Na minha opinião, o sistema é muito mais sólido do que alguns investidores podem temer, de forma legítima", declarou Renzi em entrevista ao jornal econômico Il Sole 24 Ore.

Na quarta-feira, na bolsa de Milão, o banco Monte dei Paschi di Siena (BMPS), considerado o mais antigo do mundo, caiu 22,2%.

Outros títulos bancários também sofreram perdas expressivas, como os do Banca Carige (-17,79%), Banco Popolare (-10,88%), Finecobank (-8,20%) e Unicredit (-7,77%).

"Estamos atentos e preocupados com a tensão na frente bancária, mas pode ser uma boa ocasião para o sistema de crédito italiano, com a condição de atuar rápido e bem", destacou o presidente do conselho italiano.

O chefe do governo italiano se pronunciou também sobre a empresa siderúrgica Ilva, depois que a Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação por supostas ajudas estatais. A fábrica dessa empresa em Tarento (sul) é uma das mais poluentes do continente.

O grupo, que emprega de forma direta e indireta 14.000 pessoas e passa por grandes dificuldades financeiras, foi nacionalizado de forma provisória há um ano ano e busca comprador.

"Nunca aceitaremos que os lobbys siderúrgicos de outros países matem a Ilva", disse Renzi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)