(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o ator Alan Rickman, o professor Snape de 'Harry Potter'


postado em 14/01/2016 17:25

O ator britânico Alan Rickman, um especialista em papéis de vilão que apareceu nos filmes da franquia "Harry Potter" e em "Duro de Matar", morreu aos 69 anos de um câncer, informou nesta quinta-feira sua família.

"O ator e diretor Alan Rickman morreu de câncer aos 69 anos. Estava cercado de sua família e amigos", informou sua família em um comunicado.

Rickman encarnou o professor Severus Snape nos filmes do menino bruxo Harry Potter, mas antes chegou à fama com seu papel do vilão Hans Gruber, que enfrentava Bruce Willis em "Duro de Matar".

O ator transitava entre o drama e a comédia, geralmente fazendo papel de vilão, e também se destacou em filmes como "O Guia dos Mochileiros da Galáxia", "Heróis Fora de Órbita" e "Alice no País das Maravilhas".

Além disso, foi o presidente irlandês Eamon de Valera em "Michael Collins: O Preço da Liberdade", e o marido infiel de Emma Thompson em "Simplesmente Amor".

Rickman nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1946, se formou e trabalhou como designer gráfico, mas aos 26 anos decidiu estudar para se tornar ator na prestigiada RADA (Royal Academy of Dramatic Art), por onde passaram grandes atores britânicos como Peter O'Toole, Richard Attenborough ou Kenneth Brannagh.

Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 40 filmes e em uma série de obras teatrais, e ganhou um Globo de Ouro por seu papel na minissérie de televisão "Rasputin" e um prêmio BAFTA, o Oscar britânico, por sua interpretação do xerife de Nottingham em "Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões".

Seu último trabalho foi na montagem de "Ligações Perigosas", o clássico da literatura erótica francesa, no teatro londrino Donmar Warehouse's.

Em abril estreará nos cinemas britânicos o filme "Eye In The Sky", no qual atuou junto a Helen Mirren.

O ator casou-se recentemente com seu amor de juventude, Rima Horton, a quem conheceu quando tinha apenas 19 anos (e ela 18), e com quem convivia há 50 anos. Eles não tinham filhos.

Daniel Radcliffe, o ator que deu vida a Harry Potter, descreveu Rickman como "indiscutivelmente um dos maiores atores" com que já trabalhou.

"Sentirei falta de nossas conversas. Descanse em paz, Alan. Amamos você", escreveu Emma Watson, que encarnava Hermione na saga.

"O que recordo neste duro momento é de seu humor, sua inteligência, sabedoria e amabilidade. Sua capacidade de perceber o que sentia com um olhar, de levantar meu ânimo com uma palavra", acrescentou a atriz.

Outro colega na série de Harry Potter, o ator James Phelps, que interpretava o menino Fred Weasley, disse que acabava de morrer "um dos atores mais amáveis" com quem trabalhou.

O ator britânico Stephen Fry teceu muitos elogios a Rickman: "que notícia mais triste sobre Alan Rickman. Um homem de semelhante talento, atrativo e uma presença tão impactante no palco e nas telas. Fará muita falta".

A morte de Rickman, muito querido e admirado no Reino Unido, foi divulgada na mesma semana que a do cantor David Bowie. Ambos morreram vítimas de câncer e com a mesma idade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)