(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preso na Espanha suposto responsável por abortos forçados nas Farc


postado em 12/12/2015 22:16

O suposto membro das Farc Hector Albeidis Grove, acusado pelas autoridades colombianas de praticar abortos forçados em guerrilheiras, foi capturado na Espanha, confirmou neste sábado a Procuradoria em Bogotá.

"Preso em Madri, Espanha, conhecido como 'El Enfermero' ou El Médico, suposto responsável de praticar cerca de 150 abortos nas Farc", informou o organismo através de sua conta no Twitter.

A procuradoria pediu na quinta-feira à Interpol para emitir um alerta vermelho contra Arboleda, conhecido como o enfermeiro das Farc, depois de encontrar evidências ligando-o à prática de abortos realizados em mulheres pertencentes ao grupo rebelde.

O "Enfermeiro" é acusado de tortura agravada, aborto sem consentimento e conspiração agravada.

De acordo com as investigações iniciais, a maioria dos abortos foram feitas em guerrilheiras, especialmente as menores de idade, das frentes 47 e 9 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O procurador-geral Eduardo Montealegre, revelou na quinta-feira a existência de "evidência para mostrar que o aborto forçado foi uma política das Farc", acrescentando que as mulheres guerrilheiras foram obrigadas a encerrar suas gravidezes "para não perdê-las como instrumento de guerra".

A promotoria disse que o sistema de justiça colombiano fará as diligências necessárias para solicitar a extradição de Arboleda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)