(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Embaixada da Espanha em Cabul é atacada


postado em 11/12/2015 15:16

Insurgentes atacaram as instalações da embaixada da Espanha em Cabul nesta sexta-feira, indicaram as autoridades afegãs, em uma ofensiva ainda em andamento precedida por uma forte explosão de carro-bomba e por tiros no distrito diplomático da cidade.

Até o momento não está claro se o ataque deixou vítimas, mas uma fonte informou que os funcionários do local foram enviados ao bunker da embaixada, em mais um incidente violento registrado no país após o cerco talibã desta semana ao aeroporto de Kandahar, que durou 27 horas e matou ao menos 50 pessoas.

"A embaixada foi atacada. Estamos recebendo detalhes", indicou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores em Madri à AFP, o que foi confirmado pela polícia de Cabul.

"Os funcionários estão no bunker da embaixada, esperando para ser salvos pelas forças afegãs", informou outra fonte à AFP.

O talibã reivindicou a responsabilidade pelo ataque desta sexta-feira, mas disse que o alvo era uma casa de hóspedes estrangeiros. Não estava claro até o momento se a casa estava dentro das instalações da embaixada.

A embaixada se localiza no bairro Sherpur, no centro de Cabul, onde um grande carro-bomba explodiu durante a hora do rush na noite desta sexta-feira, seguido por rajadas de tiros.

Sherpur é o lar de várias ONGs e de residências de funcionários de alto escalão do governo, incluindo o ex-senhor da guerra Abdul Rashid Dostum, primeiro vice-presidente do Afeganistão.

Autoridades de segurança isolaram as ruas e ambulâncias com sirenes ligadas passavam em alta velocidade pelo local.

O ataque ocorre num momento em que os talibãs intensificam seus ataques contra alvos do governo e estrangeiros, mesmo com o presidente afegão, Ashraf Ghani, tentando alavancar negociações de paz com os militantes.

A agência de notícias espanhola Europa Press relatou que o presidente Mariano Rajoy foi informado do incidente, citando fontes governamentais.

A Espanha tinha nove soldados no Afeganistão em dezembro de 2015, segundo dados oficiais da Otan.

O ataque desta sexta-feira ocorre dias após um cerco de 27 horas dos talibãs no aeroporto de Kandahar, a maior instalação militar no sul do Afeganistão, no qual 50 pessoas morreram, incluindo mulheres e crianças.

Onze terroristas suicidas invadiram na terça-feira o complexo de alta segurança, que também abriga uma base conjunta do exército afegão e da Otan, tomando famílias como reféns e desencadeando tiroteios com soldados.

Nos últimos meses os talibãs realizaram vários ataques bem-sucedidos. No fim de setembro tomaram o controle durante alguns dias da capital provincial de Kunduz, sua maior vitória desde que foram expulsos do poder pela invasão americana, em 2001.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)