(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blatter e Platini afastados por 90 dias pela Comissão de Ética da Fifa


postado em 08/10/2015 09:52

O presidente demissionário da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa e candidato à sucessão de Blatter, Michel Platini, foram suspensos por 90 dias nesta quinta-feira pela Comissão de Ética da entidade que comanda o futebol mundial.

A suspensão foi motivada pelo envolvimento de Blatter e Platini em um caso de "pagamento desleal".

Em função da suspensão, a Fifa resolveu afastar Blatter da presidência e nomeou como presidente interino o presidente da Confederação Africana de Futebol, o camaronês Issa Hayatou.

Além de Blatter, Chung Mong-joon, ex-vice-presidente da Fifa e candidato à sucessão do suíço, foi suspenso por seis anos de todas as atividades relacionadas ao futebol.

Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa que foi demitido em setembro, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias.

A Comissão de Ética da Fifa estabelece para Blatter, Platini e Valcke a suspensão de qualquer atividade relacionada com o futebol a nível nacional e internacional, com efeito imediato e possibilidade de prorrogação por 45 dias.

Blatter, por meio de seus advogados, reagiu afirmando que a Comissão de Ética da Fifa "não respeitou suas próprias regras" ao decidir pela suspensão.

"O presidente Blatter está decepcionado com a comissão porque não seguiu o código de ética e o código disciplinar que oferecem a um suspeito a possibilidade de ser ouvido", afirmou um dos advogados em um comunicado.

O texto acrescenta que a comissão baseou sua decisão em uma "má interpretação da ação iniciada pela justiça suíça".

Após a decisão da suspensão, a Fifa anunciou a substituição temporária de Blatter por Issa Hayatou.

"Por uma duração de 90 dias, Joseph Blatter não tem o direito de representar a Fifa de qualquer maneira e nem de agir em seu nome", indica a instância suprema do futebol mundial.

Segundo o texto, Blatter foi afastado de suas funções devido a sua suspensão pela Comissão Ética.

Segundo o estatuto da Fifa, Hayatou assumirá o cargo como "o mais antigo vice-presidente do Comitê Executivo em função".

A justiça suíça abriu no fim de setembro um processo penal contra Blatter por um "pagamento desleal" de dois milhões de francos suíços (1,8 milhão de euros) em 2011 a Platini.

Em 25 de setembro, Platini prestou depoimento à justiça da Suíça por este pagamento na condição de "pessoa que oferece informações". Segundo o Ministério Público do país, esta é uma figura jurídica "entre testemunha e acusado".

Blatter também é acusado pela justiça suíça de ter assinado um "contrato desfavorável" à Fifa com a União Caribenha de Futebol, pelo qual a entidade cedia por um valor inferior ao do mercado os direitos de transmissão pela TV para a região das Copas do Mundo de 2010 e 2014.

Valcke é acusado de envolvimento em um caso de revenda de ingressos no mercado negro.

Chung, que além da suspensão de seis anos também foi condenado a pagar uma multa 100.000 francos suíços (91.000 euros), é acusado de tentativa de favorecer seu país, a Coreia do Sul, na escolha da sede da Copa do Mundo de 2022, atribuída ao Catar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)