(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Futebol europeu se solidariza com refugiados


postado em 03/09/2015 17:22

O futebol europeu manifestou nesta quinta-feira sua solidariedade com os migrantes e refugiados que estão chegando em grande número e em difíceis condições ao Velho Continente: o Bayern de Munique destinará 1 milhão de euros em ajuda e Portugal, Itália e Malta, respeitaram um minuto de silêncio.

Com o mundo inteiro consternado pelas imagens das pessoas que fogem da pobreza, da guerra e da perseguição no Oriente Médio e na África, o Bayern de Munique reagiu com a criação de "um campo de treinamento" para os jovens refugiados, no qual se beneficiam de alimento, equipamentos esportivos e cursos de alemão.

O clube mais importante da Alemanha também tentará arrecadar 1 milhão de euros em um amistoso especial de ajuda aos refugiados.

De forma simbólica, os jogadores titulares entrarão no gramado do Allianz Arena com uma criança alemã em uma mão e um jovem refugiado na outra, na próxima partida do campeonato, em 12 de setembro contra o Augsburgo.

"No Bayern consideramos que é nossa responsabilidade social ajudar aos refugiados. Devemos ajudar crianças, mulheres e homens que precisam e acompanhá-los na Alemanha", afirmou Larl-Heinz Rummenige, presidente do clube, que estabeleceu que este plano de ajuda com o ministro do Interior da Baviera (sul da Alemanha).

A iniciativa do clube chega um dia depois de um pedido realizado pelos membros da seleção alemã que ganhou a Copa do Mundo em 2014, liderados pelo atual capitão Bastian Schweinsteiger, para denunciar os ataques xenófobos contra os refugiados estrangeiros.

"Contra a violência e a xenofobia", afirmam a faixa levantada pelo capitão e por outros jogadores como Jerome Boateng, em um vídeo publicado na página da internet da Federação Alemã. Também fazem um pedido de "respeito, ajuda, integração e fair-play".

Minutos de silêncio

A Alemanha espera receber 800.000 pedidos de asilo neste ano, o que supõe quatro vezes mais do que os registrados no ano passado (202.834).

Nesta quinta-feira, a seleção portuguesa, concentrada em Lisboa antes do amistoso da sexta-feira contra a França, respeitou um minuto de silêncio antes de sua sessão de treino.

Seu capitão Cristiano Ronaldo, o resto dos jogadores e a equipe técnica se abraçaram formando um círculo no meio do campo do estádio de Coimbra da Mota em Estoril, a oeste da capital.

A Europa, onde as tensões aumentam com a chegada de dezenas de milhares de refugiados e migrantes, está em choque depois da publicação de uma foto na qual se vê um menino de três anos morto na praia após o naufrágio da embarcação que estava quando fugia da guerra na Síria.

Em Florença, Itália e Malta respeitaram um minuto de silêncio antes da partida do grupo H de classificação para a Eurocopa 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)