(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suposto cérebro de atentado anti-americano na Arábia é preso em Beirute


postado em 27/08/2015 12:52

O suposto cérebro de um atentado que matou 19 soldados americanos em 1996, no leste da Arábia Saudita, foi preso há três semanas no aeroporto de Beirute, antes de ser entregue às autoridades sauditas, informou nesta quinta-feira um funcionário da segurança libanesa.

"Agentes das Forças de Segurança Internas (FSI, polícia libanesa) prenderam em 8 de agosto o saudita Ahmed Ibrahim al-Mugassil, que acabava de chegar de Teerã com um passaporte falso. Ele foi entregue no dia seguinte às autoridades sauditas", declarou a fonte à AFP.

De acordo com o jornal libanês Al-Akhbar, a inteligência saudita, que recebeu informações de seus colegas americanos, alertou a polícia libanesa sobre a data da chegada de Mugassil.

A Arábia Saudita solicitou a extradição do suspeito nas 12 horas seguintes a sua prisão.

Ahmed Ibrahim al-Mugassil é acusado de ter planejado, com cúmplices, o atentado com caminhão-bomba realizado em 25 de junho de 1996 em Khobar, que custou a vida de 19 soldados da Força Aérea americana e feriu 372 outros.

O ataque fez desabar um edifício de vários andares, onde residiam os militares americanos e também deixou dezenas de feridos entre sauditas e estrangeiros não-americanos.

Citando autoridades sauditas, Asharq Al-Awsat disse que o suspeito, que por muito tempo se escondeu no Irã, foi visto recentemente no Líbano.

Este saudita era considerado o líder da ala militar do Hezbollah Al-Hijaz, ligado ao Irã, segundo o jornal.

A justiça americana atribuiu a responsabilidade do ataque a esta organização, mas as autoridades iranianas sempre negaram qualquer conexão com o ataque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)