(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça ordena prisão preventiva da ex-vice presidente da Guatemala por corrupção


postado em 26/08/2015 16:16

Um juiz guatemalteco ordenou nesta quarta-feira a prisão preventiva da ex-vice-poresidente Roxana Baldetti, acusada de liderar um esquema de fraude fiscal junto com o presidente Otto Pérez.

Na véspera, a Suprema Corte de Justiça (CSJ) autorizou um pedido de investigação contra Pérez, apresentado pela Procuradoria e envolvendo às acusações de corrupção contra ele.

O presidente foi apontado como o chefe de uma rede de fraude alfandegária denominada "La Línea" e no mesmo dia, a Procuradoria apresentou o pedido de investigação com o objetivo de destituí-lo de imunidade e processá-lo.

Também na terça, um juiz guatemalteco abriu processo penal contra a ex-vice-presidente.

Ele explicou que os possíveis crimes em que a ex-vice incorreu foram associação criminosa, corrupção passiva e fraude alfandegária, pelas quais determinou prisão preventiva, sem direito à fiança.

O juiz acatou as provas apresentadas pela Procuradoria, como escutas telefônicas, documentos internos da rede criminosa e cópia de vários cheques que recebeu como suposto pagamento de propina.

A crise política na Guatemala começou em abril passado, quando se revelou a existência de uma organização que cobrava propina a empresários para facilitar a sonegação de impostos alfandegários.

Apesar dos apelos populares pedindo sua renúncia, o chefe de Estado descartou deixar o cargo em mensagem transmitida ao país na noite de domingo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)