(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder da rebelião islamita do Cáucaso russo morre em operação da Rússia


postado em 11/08/2015 15:01

O líder de um grupo islamita do Cáucaso na instável região russa do Daguestão morreu em uma operação nas montanhas que incluiu bombardeios aéreos, informaram os serviços de segurança russos e fontes islamitas nesta terça-feira.

No total, morreram quatro pessoas na operação, realizada pelas forças especiais da Rússia e por militares, segundo o ministério do Interior do Daguestão.

O atual líder do grupo Emirado do Cáucaso, Magomed Suleimanov, está entre os mortos, segundo um comunicado do Comitê Nacional Antiterrorista (NAK) transmitido às agências russas.

A página da internet Kavkaz Center, pertencente aos insurgentes, indicou também que Suleimanov, de 39 anos, morreu durante uma operação de dois dias perto da região montanhosa de Gimry, na qual helicópteros realizaram ataques aéreos.

O grupo Emirado do Cáucaso reivindicou vários ataques de importância em solo russo nos últimos anos, entre eles o ataque com bomba no aeroporto de Domodedovo, que matou 27 pessoas e, mais recentemente, outros ataques na cidade de Volgogrado, nos quais morreram 34 pessoas.

Suleimanov era a cabeça do grupo Emirado do Cáucaso desde julho, após um período de mais de um ano de vácuo de poder, desde a morte do líder de longa data Doku Umarov, em março de 2014.

Além da falta de liderança no Emirado do Cáucaso, criado em 2007, o grupo se viu debilitado pelo êxodo de combatentes que se uniram ao grupo Estado Islâmico (EI) na Síria e que juraram lealdade a seu líder, Abu Bakr al Bagdadi.

O EI tem seu próprio governador para o Cáucaso, Rustam Aselderov.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)