(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista do Washington Post detido no Irã saberá de veredicto em uma semana


postado em 10/08/2015 08:31

O veredicto do julgamento contra o jornalista do Washington Post Jason Rezaian, acusado de espionagem no Irã, será anunciado em uma semana, indicou nesta segunda-feira à AFP sua advogada.

A advogada Leila Ahsan indicou ter apresentado nesta segunda-feira sua defesa em um tribunal de Teerã e afirmou que não irão ocorrer mais audiências a não ser que se apele da sentença.

"O veredicto será anunciado e comunicado a nós em uma semana", disse.

"Acredito que meu cliente será absolvido porque é inocente", reafirmou.

O jornalista iraniano-americano, de 39 anos, é acusado principalmente de espionagem, de "reunir informação confidencial", "colaborar com governos hostis" e de "propaganda" contra o regime iraniano.

Pode ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão.

Detido na prisão de Evin, no norte de Teerã, o repórter desmente categoricamente as acusações.

"O julgamento secreto que começou no dia 29 de maio é uma farsa", denunciou no sábado Martin Baron, redator chefe do Washington Post, afirmando que um jornalista inocente está na prisão há mais de um ano.

Rezaian foi detido em julho de 2014 em sua casa em Teerã, num momento em que completava dois anos atuando como correspondente do prestigiado jornal no Irã.

Segundo Ahsan, o anúncio do veredicto será seguido - em uma data indeterminada - pelo julgamento contra sua esposa, a jornalista Yegané Salehi, e de uma fotógrafa não identificada detidas ao mesmo tempo que Rezaian.

Salehi passou dois meses e meio na prisão antes de ser colocada em liberdade condicional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)