(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aviação síria bombardeia cidade estratégica tomada por rebeldes islamitas


postado em 26/04/2015 09:52

O exército sírio bombardeou neste domingo a cidade estratégica de Jisr al Chughur, na província ocidental de Idleb, um dia após ela ter sido tomada por combatentes da Al-Qaeda e rebeldes islamitas, indicou uma ONG.

A aviação de Damasco atacou ao menos quatro vezes esta cidade do noroeste do país, localizada perto da fronteira turca e das regiões de Latakia (oeste) e Hama (centro), ambas sob o controle do regime de Bashar al-Assad, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A ONG não pôde fornecer nenhum balanço de vítimas dos ataques, mas indicou que ao menos 27 pessoas morreram em combates no sábado.

Combatentes da Frente Al-Nosra - braço sírio do grupo extremista sunita Al-Qaeda - tomaram no sábado, com a ajuda de grupos rebeldes islamitas, o controle desta cidade, depois de ter conquistado Idleb, a capital da província homônima, há menos de um mês.

Uma fonte militar síria, citada pela agência oficial Sana, disse que "unidades do exército haviam se mobilizado ao redor de Jisr al Chughur para evitar baixas entre a população civil".

Na noite de sábado, estas tropas "atacaram posições militares conquistadas pelos rebeldes ao redor da cidade", acrescentou a Sana.

Os combates prosseguiam neste domingo ao sul da cidade, na qual viviam cerca de 45.000 pessoas antes do início da guerra civil síria em 2011, indicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A agência Sana também declarou que os grupos terroristas cometeram "um horrível massacre de mais de 30 civis, incluindo mulheres e crianças (...) depois de terem entrado em Jisr al Chughur". Uma informação que o OSDH não pôde confirmar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)