(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consultas separadas com partes do conflito sírio marcadas para 4 de maio


postado em 24/04/2015 08:55

O mediador da ONU para a Síria, o ítalo-sueco Staffan de Mistura, iniciará em 4 de maio em Genebra consultas separadas com as diferentes partes do conflito sírio, anunciou nesta sexta-feira a ONU.

Estas consultas, nas quais participarão representantes das partes convidadas e especialistas, durarão entre quatro e seis semanas e serão realizadas no Palácio das Nações Unidas em Genebra, explicou um porta-voz da ONU, Ahmad Fawzi, em uma coletiva de imprensa.

"Os convites foram enviados às partes interessadas, em primeiro lugar aos sírios, e aos atores regionais e internacionais", afirmou.

A ONU não informou sobre as partes sírias que foram convidadas. Fawzi disse, no entanto, que grupos jihadistas como a Al-Nosra ou o Estado Islâmico não foram convidados a Genebra.

O objetivo destas consultas é entender a situação "quase três anos após a adoção do comunicado de Genebra de 30 de junho de 2012", segundo Fawzi.

Este comunicado é um documento assinado pelas grandes potências como um plano de resolução do conflito sírio, após a primeira conferência internacional sobre este assunto, chamada de "Genebra 1".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)