(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição vence eleições na Finlândia


postado em 19/04/2015 16:22 / atualizado em 19/04/2015 16:24

O primeiro-ministro da Finlândia, o conservador Alexander Stubb, reconheceu a vitória do opositor Partido de Centro, do deputado e ex-empresário Juha Sipilä, nas eleições legislativas deste domingo. "O Centro venceu. Parabéns", declarou Stubb à TV estatal Yle, cerca de 90 minutos após o encerramento das eleições.


Com o resultado, Juha Sipilä, 53 anos, deve ocupar o cargo de primeiro-ministro. Mais de um terço do eleitorado votou antecipadamente, entre 8 e 14 de abril, e a contagem de grande parte das cédulas já apontava o Centro com 23,2% dos votos.

Segundo estimativas da TV estatal, o Partido de Centro deve obter 46 das 200 cadeiras do parlamento finlandês. "Estou muito feliz com os resultados", declarou Sipilä antes da admissão de derrota de Stubb, mas mostrando-se prudente sobre sua indicação a primeiro-ministro. "Eu sou um pessimista, então eu não quero comemorar antes da hora".

Os eleitores deram uma resposta a um governo que não conseguiu agir face à crise econômica que o país da União Europeia atravessa há três anos. Os conservadores de Stubb, com 37 cadeiras, serão a segunda força do Parlamento, ao lado do Partido Social Democrata, também com 37 cadeiras.

Os Verdadeiros Finlandeses, um partido da direita eurocética, que aspiravam se tornar a segunda força no país, parecem ter falhado, ficando com 35 cadeiras no Parlamento. A Finlândia tem um sistema de representação proporcional e uma cultura política de consenso que muitas vezes levam ao poder coligações heterogêneas. As negociações para formar um governo devem levar semanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)