(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA afirmam que Rússia está treinando separatistas na Ucrânia


postado em 14/04/2015 19:52

Forças russas ainda estão operando na Ucrânia e montaram campos de treinamento para separatistas pró-Moscou, apesar de um acordo de cessar-fogo apoiado pelo Kremlin, denunciou o Pentágono nesta terça-feira.

"Não há dúvidas de que os russos continuam operando dentro do território da Ucrânia", afirmou o porta-voz, coronel Steven Warren.

Os Estados Unidos acreditam que os russos "montaram centros de treinamento na Ucrânia para enfrentar combatentes separatistas em tarefas como a artilharia", disse Warren.

"Também sabemos que continuam mantendo sistemas de mísseis terra-ar avançados perto do front" no leste do país, que violou o acordo de cessar-fogo, acrescentou.

Há "elementos de comando e controle" russos ajudando a coordenar operações militares para os separatistas, segundo Warren.

O cessar-fogo acordado há dois meses na capital bielo-russa, Minsk, parece cada vez mais frágil, especialmente nos últimos dias, quando seis soldados ucranianos morreram e 12 ficaram feridos nas últimas 24 horas no leste separatista pró-russo da Ucrânia.

A Rússia negou os informes de que cumprem um papel militar no leste da Ucrânia.

Os Estados Unidos condenaram a Rússia por seu envolvimento na Ucrânia, mas tem evitado fornecer armas ao governo ucraniano e, em troca, o apoiou com a entrega de equipamentos não letais, como suprimentos médicos, rádios e trajes à prova de balas.

Os ministros das Relações Exteriores de Ucrânia, Rússia, Alemanha e França expressaram, na noite de segunda-feira, sua "viva inquietação" pelas violações de cessar-fogo na Ucrânia, aprovado há dois meses após um ano de combates que deixaram mais de 6.000 mortos, e pediram a suspensão dos combates e o diálogo político, em um comunicado depois de se reunir em Berlim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)