(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia de Los Angeles defende agentes que mataram sem-teto


postado em 02/03/2015 21:01

O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) defendeu, nesta segunda-feira, a atuação de um grupo de agentes que matou um sem-teto na noite de domingo, uma morte filmada por um cinegrafista amador, que divulgou a cena em um vídeo que se tornou viral na internet.

O chefe da polícia, Charlie Beck, afirmou em coletiva de imprensa que o homem pegou a arma de um dos agentes, desencadeado a resposta a tiros das autoridades.

"Enquanto estava no chão e lutando com os policiais, o homem agarrou violentamente o coldre da pistola de um dos oficiais", explicou Beck.

Os fatos ocorreram em Skid Row, no sul da cidade, onde vivem duas mil pessoas - 75% delas, negras - nas ruas ou em miseráveis barracas de camping.

Várias testemunhas contaram que o indigente morto estava brigando com outra pessoa dentro de sua barraca antes da chegada dos policiais.

Os policiais, que foram ao local para atender a um chamado de roubo, "procederam com compaixão até que foi necessário o uso da força", disse o chefe da polícia.

Durante a confusão, que deixou dois oficiais com ferimentos leves, foi usada uma pistola que dispara descargas elétricas, mas a arma não letal teve "pouco efeito", acrescentou.

A LAPD ainda não divulgou as imagens captadas pelas câmeras que dois agentes levavam acopladas a seus uniformes como parte de um projeto para garantir a lisura da conduta policial.

"Não seria adequado publicar (o vídeo) neste ponto da investigação", justificou Beck.

Mas as imagens gravadas pelo cinegrafista amador correram a internet e voltaram a abrir o debate sobre o uso da força das autoridades americanas.

No vídeo, ouve-se um dos policiais ordenar que o sem-teto largue a arma e depois são ouvidos vários disparos.

Nas imagens, o indigente aparece muito agitado e os agentes tentam acalmá-lo.

O porta-voz da polícia de Los Angeles, Andy Smith, disse que ainda são desconhecidos quantos disparos atingiram o sem-teto e quantos agentes estavam na cena do crime, mas antecipou que a LAPD, a promotoria e uma comissão independente estão encarregadas da investigação.

A divulgação do vídeo ocorre depois de vários casos de cidadãos negros mortos por policiais brancos, que fizeram reviver o debate sobre o racismo nas forças de segurança e levaram às ruas de várias cidades americanas milhares de pessoas no ano passado.

As imagens podem ser vistas na página do Facebook https://u.afp.com/Hyn


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)